Cuba: Feira de livros homenageia Pablo Neruda
A 21ª Feira Internacional do Livro Cuba 2012 inicia nesta sexta (9), em Havana, a sua programação literária com uma conferência sobre a vida e obra do poeta chileno Pablo Neruda e a apresentação de mais de trinta títulos.
Publicado 10/02/2012 16:07
Inaugurada oficialmente na quinta (8), com a presença do vice-presidente cubano Esteban Lazo, a ministra de Cultura de Jamaica, Lisa Hanna, e o intelectual argentino Adolfo Pérez Ezquivel (Prêmio Nobel da Paz), hoje abre suas portas a um público massivo que tradicionalmente prestigia suas propostas.
Na Sala Nossa América, dedicada à cultura dos povos do Caribe, está como convidado de honra o livro The silent killer (O assassino silencioso, na tradução do inglês), da coleção Barbara Chase Main Library, da University of the West Indies, Barbados.
Uma nova edição de Sida, confesiones de um médico (AIDS, confissões de um médico, na tradução do espanhol), de autoria do doutor cubano Jorge Pérez, figura entre as novidades.
O volume recompila histórias de pessoas infectadas com o vírus de imunodeficiência humana (HIV). Sua primeira edição serviu de base ao realizador Gerardo Chijona para o filme Boletos al paraiso (Ingressos ao paraíso, na tradução do espanhol), candidato ao Goya 2012.
A literatura russa será abordada em duas conferências. A primeira, a cargo do novelista Zajar Prilepin, e a segunda centrada na poesia contemporânea desse país, na qual o autor Maxim Amelin abordará as novas tendências nos últimos 20 anos.
Fora da Fortaleza San Carlos da Cabaña, sede principal do evento, serão realizadas também várias apresentações, sessões de leituras e conferências em outros pontos da capital.
A previsão é de que, até o dia 19 de fevereiro. mais de 260 convidados e 600 profissionais de 41 países terão visitado a feira, entre eles o escritor mexicano Sergio Pitol (Prêmio Cervantes 2005), o teólogo brasileiro Frei Betto e o jamaicano Norman Girvan.
Com informações da Prensa Latina