Cuba e Paraguai conversam sobre relações bilaterais
O presidente cubano, Raúl Castro, reuniu-se com o ministro de Relações Exteriores de Paraguai, Jorge Lara, que realiza uma visita oficial a Cuba, destacou nesta sexta-feira (10) o jornal Granma.
Publicado 10/02/2012 16:20
Durante o encontro ambos dialogaram sobre o bom estado das relações bilaterais e ratificaram a vontade de continuar as aprofundando. Assim abordaram temas de interesse regional e internacional.
Na reunião também participou o ministro cubano das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, que na manhã da quinta-feira deu as boas-vindas oficiais a seu homólogo sul-americano na sede da Chancelaria.
Lara qualificou sua visita a Cuba como uma oportunidade de fortalecer as relações bilaterais e a unidade entre os povos da América Latina.
Cuba e Paraguai estabeleceram relações diplomáticas em 1902, mas estas se romperam em dezembro de 1960 e foram retomadas em nível consular em 1 de agosto de 1996, e em nível diplomático em 8 de novembro de 1999.
Uns 908 jovens paraguaios se graduaram aqui em diferentes especialidades desde o início da cooperação bilateral entre ambos os governos, além de formar na atualidade outros 499.
Também em Paraguai trabalharam colaboradores cubanos da saúde, em sua maioria no desenvolvimento da Operação Milagre, focada ao tratamento de doenças oculares em pessoas com baixos recursos.
Até dezembro de 2011, uns 16 mil 674 paraguaios eram beneficiários deste programa.
Assim Cuba participa na erradicação do analfabetismo nesse país, mediante o método "Sim, eu posso".
Fonte: Prensa Latina