Partido Republicano anuncia vitória de Santorum no Colorado
O Partido Republicano declarou que o caucus do Colorado teve como vencedor o ex-senador Rick Santorum, que completa assim um trio de triunfos nas disputas republicanas realizadas nesta terça-feira nos Estados Unidos – ele já havia ficado com a maioria dos votos em Minnesota e Missouri.
Publicado 08/02/2012 10:48
Eleições presidenciais nos EUA: acompanhe as primárias do Partido Republicano
Em declarações à rede de televisão CNN, o presidente do partido no Colorado, Ryan Call, anunciou o triunfo e afirmou que "Santorum surpreendeu muita gente".
Com 83% das urnas apuradas no Colorado, o ex-senador conta com 38% dos votos, contra 37% de seu imediato perseguidor, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney. Essa diferença representa menos de 500 votos de vantagem para Santorum.
Em terceiro lugar, mas com grande distância, aparece o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich, que tem 13% dos votos, enquanto o congressista Ron Paul figura em quarto, com 12%.
A vitória de Santorum no Colorado se soma assim às já confirmadas em Minnesota e Missouri, e relança a campanha de um pré-candidato, que nos últimos pleitos obtivera resultados decepcionantes.
Em Minnesota, Santorum soma 45% dos votos, com 88% das urnas apuradas. Nesse Estado, a segunda colocação ficou com Paul (27%), a terceira com Romney (17%) e a quarta com Gingrich (10,7%).
No Missouri, onde os resultados tinham menor relevância ao não distribuir delegados à convenção republicana de agosto, o ex-senador recebeu 55% dos votos, contra 25% de Romney.
As primárias republicanas de 2012
No dia 3 de janeiro, foi dada a largada para a escolha do candidato republicano que enfrentará Barack Obama nas eleições presidenciais, no dia 6 de novembro de 2012. Trata-se de um longo processo de realização de primárias nos Estados e territórios norte-americanos, durante o qual os eleitores elegerão delegados que participarão da Convenção Nacional do Partido Republicano, nos dias 27 e 30 de agosto.
Nas primárias, os eleitores vão às urnas e, por meio de voto secreto, escolhem os delegados que representam seus interesses. Além das primárias tradicionais (realizadas na maioria dos Estados), algumas unidades optam pelas caucuses: pequenas assembleias, geralmente compostas por militantes partidários, que têm a mesma função das primárias, mas com a principal diferença de que em uma caucus o voto é público.
As primárias e as caucuses possuem uma quantidade de delegados proporcional ao tamanho da população do Estado que representam, ao passo os pré-candidatos mais votados recebem um número de delegados proporcional à quantidade de votos obtidos. Em 2012, serão 38 primárias e 17 caucuses, que, juntas, distribuirão 2.286 delegados. Será candidato aquele que, na Convenção, obtiver os votos de ao menos 1.144 delegados.
Fonte: Efe