Sesa inaugura UBSF em Farias Brito e Santana do Cariri
Mais duas Unidades Básicas de Saúde da Família construídas com recursos do governo do Estado serão inauguradas. Desta vez em municípios do Cariri, macrorregião onde foram construídas ou estão em fase de conclusão 35 UBSFs. As inaugurações estão marcadas para esta quinta-feira, 2, em Farias Brito, às 15 horas, e em Santana do Cariri, às 18 horas, com a presença do secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos.
Publicado 01/02/2012 10:53 | Editado 04/03/2020 16:30
Em Farias Brito, a Unidade Básica de Saúde da Família fica no distrito de Cariutaba. Para o prefeito da cidade, Vandevelder Freitas Francelino, “a nova UBSF pela qualidade e estrutura do prédio vai melhorar tanto as condições de trabalho dos profissionais como o acolhimento e atendimento aos pacientes”. Ele destaca que na nova unidade, bem maior do que a que existia anteriormente no distrito, a população tem num só lugar, funcionando de forma integrada, assistência médica e à saúde bucal. Na UBSF, que está com as portas abertas há duas semanas mesmo antes da inauguração, os moradores dispõem de um consultório odontológico.
Já em Santana do Cariri a nova Unidade Básica de Saúde da Família fica no bairro São Pedro, sede do município. A secretária municipal de saúde, Eliane Cidade, informa que inicialmente a UBSF vai funcionar com médico pediatra, enfermeiro, dentista e profissionais de nível médio e apoio. “Tudo vai melhorar no nosso trabalho de assegurar para a população o direito aos serviços de atenção básica”, comenta. Segundo ela, a unidade começa a funcionar na segunda-feira, 6.
E apoiar os municípios nas ações da atenção básica é o objetivo central do governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, com a construção da nova rede de Unidades Básicas de Saúde da Família no interior. Precisamente, em 150 municípios. “Ao mesmo tempo em que investe na ampliação e modernização da rede de assistência à média e alta complexidade, com a construção de hospitais regionais, policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na capital e no interior, o governo do Estado sabe da importância de reforçar as ações da atenção básica nos municípios”, afirma Arruda Bastos. Ele observa que “com ações básicas efetivas e de qualidade a saúde da criança e da mulher, por exemplo, podem apresentar melhores indicadores, que na prática traduzem mais qualidade de vida para toda a família”.
Mais de 26 milhões
Na construção das 153 UBSFs distribuídas nos 150 municípios cearenses de todas as regiões, os investimentos do Estado totalizam R$ 26.779.000,00. Em cada nova unidade, que tem padrão único de construção com base em orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o investimento é de R$178.660,00. Os municípios conquistaram as Unidades Básicas de Saúde da Família com base em critérios. Entre eles, comprovação de cobertura do Programa Saúde da Família igual ou superior a 70%, pelo menos 90% das gestantes recebendo quatro ou mais consultas e ainda adesão aos consórcios públicos de saúde como estratégia de gestão das unidades de saúde regionais.
Fonte: Sesa