Prefeitura divulga programação do Carnaval de Fortaleza

O humor é o tema central do Carnaval de Fortaleza, que este ano homenageia Chico Anysio.c

Entre risos e muita música, o Carnaval de Rua de Fortaleza se desdobra por diferentes áreas da cidades entre os dias 18 e 21 de fevereiro, homenageando o humorista cearense Chico Anysio. A festa terá como ponto alto as quatro noites de shows no Aterro da Praia de Iracema, onde artistas locais e nacionais alternam-se, e o tradicional desfile das agremiações carnavalescas (maracatus, afoxés, blocos de sujo e cordões) na Avenida Domingos Olímpio, centro da cidade.

A diversidade de gêneros musicais, carnavalescos ou não, continua sendo a marca registrada do período, assim como a ocupação democrática e qualificada dos espaços públicos da cidade, garantindo livre acesso à festa como um todo. No primeiro dia de folia, sábado (18), sobem ao palco da Praia de Iracema, a partir das 19h, Marcus Caffé e Banda, Serrão de Castro, Karina Buhr e Otto. No domingo (19), as atrações são Orquestra Casa Blanca, Groovytown e Banda Moinho. Segunda-feira (20) é dia de Batucada Elétrica, Orquestra de Fortaleza e Tarcísio Sardinha e Banda Baile do Simonal. Para fechar o carnaval, a última noite (21) traz Lú de Sousa e Forno Elétrico, Pantico Rocha e Convidados e Arlindo Cruz e Banda. Já a Av. Domingos Olímpio, dotada de arquibancadas, camarotes e pórticos, será o corredor oficial do desfile das agremiações.

Programação completa

Chico Anysio é o grande homenageado deste ano

Como é de praxe, a cada carnaval a Prefeitura de Fortaleza rende homenagem a um artista referencial da cidade ou do estado. Em 2012, a reverência vai para Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, o Chico Anysio, um dos maiores comediantes brasileiros de todos os tempos. Criador e intérprete de 207 personagens, muitos deles inesquecíveis como o professor Raimundo e sua impagável escolinha, a gaúcha Salomé, o mentiroso Pantaleão e sua esposa Terta, o ator Alberto Roberto, Azambuja, Bento Carneiro, Nazareno, a apresentadora de TV Neyde Taubaté, o baiano Painho, Roberval Taylor, o Primo Rico, o político Justo Veríssimo e o pseudo-religioso Tim Tones. Tipos que marcaram a época de ouro do humor nacional, com o humor inteligente dos programas Chico City, Chico Anysio Show, Escolinha do Professor Raimundo e Chico Total. Iniciou na carreira artística no Rio de Janeiro, onde passou a viver desde os oito anos de idade. Seu primeiro trabalho no meio foi na Rádio Guanabara, como ator e também comentarista de futebol. Nos anos 50, estreou no cinema, em filmes produzidos pela Atlântida, além de trabalhar como roteirista. Em 1968, iniciou seus trabalhos na Rede Globo.

Acesse: www.carnavaldefortaleza.com.br

Fonte: Prefeitura de Fortaleza