A premiação da Turma da Mônica na China
O livro Turma da Mônica em contos clássicos, de Mauricio de Sousa, recebeu na China o Bing Xin Prêmio de Literatura Infantil de 2011.
Publicado 27/01/2012 19:06
Publicado em maio de 2011 pela Sun Ya Publications, a edição apresenta 14 contos dos Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen e Charles Perrault, como Chapeuzinho Vermelho, Cinderela e O gato de botas, em versões com os personagens da Turma da Mônica.
Com o prêmio, que leva o nome de consagrada escritora de livros infantis chinesa Bing Xin, o livro de Mauricio de Sousa passa a integrar a lista de obras recomendadas para escolas pelo Fórum chinês de leitura infanto-juvenil do século 21.
Bing Xin (1900 – 1999) foi uma das mais prolíficas e admiradas escritoras chinesas do século 20, autora de muitas obras para leitores jovens. Ela iniciou um estilo literário, que leva seu nome, e contribuiu muito para o desenvolvimento da literatura infantil na China. Foi autora de inúmeras obras, numa carreira longa, que foi de 1919 até 990. Em sua cidade natal, Changle, na província de Fujian, há um Museu Literário em sua homenagem. Entre outros cargos oficiais, foi dirigente da Federação de Círculos Literários e Arte, e delegada à Assembleia Popular Nacional.