PI faz a maior cobertura vacinal e pode se tornar livre de aftosa
A cobertura dessa campanha foi a maior já registrada no Estado. Com o atual percentual, o Piauí poderá mudar para área livre de aftosa.
Publicado 26/01/2012 17:47 | Editado 04/03/2020 17:00
O governador falou da importância da vacinação e comemorou o índice atingido no ano passado. “São estes tipos de ações que enchem de orgulho nós piauienses. Desde o início acompanhei a luta para convencer os criadores de que a vacinação era boa para eles, que isso agrega maior valor ao seu rebanho. Estamos com índice de estados livres da aftosa e demonstra que fizemos o dever de casa, mas é necessário ainda termos cuidado”, alertou o governador.
Os números apresentados pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) demonstram um grande avanço na segunda campanha de 2011. Os municípios com 100% dos rebanhos vacinados passaram de 25 para 39 e houve uma queda significativa naqueles que possuem uma cobertura menor que 90%, passando de 30 para quatro municípios.
Segundo o diretor da Adapi, José Antônio Filho, o Estado terá grande avanços com os números desse campanha. “Atualmente, o Piauí é classificado na categoria de médio risco e em outubro deverá mudar para categoria livre da aftosa”, afirma o diretor.
Os índices alcançados no Estado, segundo o diretor, devem-se à grande participação da Adapi no interior do Piauí. “Hoje estamos presente em mais de duzentos municípios. Nossos técnicos trabalham de forma contínua, orientando e fiscalizando a comercialização dos produtos produzidos no Estado, tanto animal como vegetal, e dando a devida certificação”, comentou. Em 2011, foram vendidos para outros estados quase 40 mil cabeças de gado.
Na solenidade foram entregues quatro caminhonetes 4×4 e quatro carros, tipo passeio. Os veículos irão atender tanto a capital como as unidades do interior. Através de convênios, a Adapi irá investir no Estado, ano de 2012, cerca de 13 milhões de reais.
Valorização
A principal vantagem com uma cobertura de quase 100% do rebanho bovino é o ganho de mercado que os animais passam a ter. Outro ponto importante é a comercialização da produção que se torna mais fácil com a certificação de um baixo risco de contaminação. Hoje, o Estado possui 1.758.967 cabeças de gado distribuídas em 63.089 propriedades.
Nos últimos cinco anos houve uma maior valorização do rebanho bovino. Em 2006, um bezerro era vendido por R$ 180 e hoje chega a R$ 700. A participação do Estado em feiras e parque de exposição também tem aumentado. Em dezembro foram movimentados mais de dois milhões de reais na 61ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi).
Fonte: CCOM