Professores: Sindicato Apeoc avalia perspectivas para 2012

No início de cada ano novo, a direção do Sindicato Apeoc renova perspectivas de lutas e de compromissos com seu quadro social. Imposição de novos momentos inusitados ou de situações preestabelecidas ao avanço e conquista do que almejam, no decorrer do Ano Novo, os profissionais da Educação Básica na rede pública de ensino.  

A exatidão dos números aritméticos classifica a história do Sindicato Apeoc como instituição de melhor somatório de lutas e de vitórias acumuladas entre todas as outras similares no território nacional.

Essa dedicação do Sindicato Apeoc em defesa dos professores e dos servidores da educação na rede pública chegou ao pico da montanha com expressiva repercussão nacional, a partir de uma publicação do seu Instituto de Pesquisas, revelando com dados estatísticos e técnicos, incontestáveis, os valores de cada salário pago pelos governantes públicos nos 27 Estados da Federação aos seus professores. Assim como dos valores investidos na educação e no potencial ser humano. Força do trabalho indispensável ao poder público na prestação dos seus serviços à sociedade.

Com essa publicação a nação tomou conhecimento que o professor cearense, na rede pública e da Educação Básica, tinha o 5º pior salário do país. Este fato alavancou o despertar de uma consciência profissional dos professores e daí se restabeleceu confiança ao princípio de que unidos os trabalhadores podem obter conquistas em favor da educação e dos seus objetivos profissionais.

Para o ano de 2012, a direção do Sindicato Apeoc renova esperanças com uma afirmativa: “vamos juntos fixar fileiras em defesa do piso salarial que merecemos como educadores e da educação com ensino de qualidade que merece a sociedade brasileira” Dizendo ainda: “juntos poderemos sepultar de vez o deslumbrado modelo neoliberal que norteava com aparente sucesso as relações entre capital e trabalho. Modelo que já fracassou e tende a desaparecer em toda a sua origem. Uma nova época desponta para melhor e a educação é a principal pilastra para a conquista plena da cidadania e da qualidade de vida saudável para os trabalhadores. Não há melhor investimento em cidadania do que aquele aplicado em educação”.

Com esta reflexão, a direção do Sindicato Apeoc restabelece compromisso de lutas no decorrer de 2012, admitindo que a construção coletiva é a força da complementação do que deseja para a educação com qualidade no ensino da escola pública. Deseja ainda a direção do Sindicato continuar com a luta que deve ser também de todos os trabalhadores em educação:

– Pelo respeito aos direitos trabalhistas e previdenciários dos professores contratados por tempo determinado;

– Pela realização de concurso público;

– Pelo piso nacional de salário com repercussão na carreira;

– Pela descompressão da carreira funcional dos professores;

– Pela readequação dos planos de carreiras;

– Pela valorização do salário no início da carreira de magistério público;

– Pelo retorno da gratificação de incentivo profissional; e

– Pela implementação de 1/3 de hora atividade extraclasse.

Fonte: Sindicato Apeoc