Procon Fortaleza realiza pesquisa sobre preço de material escolar

Em pesquisa realizada em livrarias de seis bairros da cidade, o Procon Fortaleza constata diferença de até 781% em itens escolares

Após realizar nova pesquisa em seis livrarias e papelarias da cidade, a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor de Fortaleza (SMDC/Procon) constatou que a variação do valor do mesmo item entre duas livrarias chega a 781%. O levantamento, feito pelo setor de Educação da Secretaria no período de 09 a 13 de janeiro, analisou aproximadamente 80 itens escolares. Os estabelecimentos visitados foram: Livraria Aires, Livraria e Papelaria Polylivros, Papelaria Papel com Texto, Livraria Padre Cícero, Livraria Fico Informática e Papelaria e Livraria Tukano, localizadas nos bairros Conjunto Esperança, Farias Brito, Fátima, Parque Araxá, Aldeota e Monte Castelo, respectivamente.

A maior variação foi observada no lápis comum 2HB de marca CIS, que custa 0,21 na Livraria Fico Informática e 1,85 na Papelaria Papel com Texto. A menor, no entanto, foi de 0%, já que a resma de papel ofício de marca Ripax variou apenas 0,7 da Polylivros para a Livraria Padre Cícero.

“É uma prestação de serviço à favor do consumidor para evitar os excessos nas relações de consumo", ressalta o secretário do Procon Fortaleza, João Ricardo Vieira, sobre as pesquisas realizadas pelo órgão.

Relação completa dos itens avaliados

Fonte: Procon Fortaleza