Sem categoria

Hugo Chávez exalta integração entre Brasil, Argentina e Venezuela

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ressaltou os avanços no processo de integração regional, principalmente entre o seu país, a Argentina e o Brasil. Ao sobrevoar a nova central hidrelétrica Manuel Carlos Piar, construída com o apoio de Buenos Aires, o mandatário disse que os três países estão demonstrando "o que podem fazer juntos".

"Aqui estão Venezuela, Brasil e Argentina demonstrando o que podemos fazer juntos. Para que uma economia cresça, é preciso muita energia", afirmou.

Chávez fez o vôo sobre a central acompanhado pelo ministro argentino do Planejamento, Julio De Vido, e pelo presidente da empresa IMPSA, Enrique Pescarmona.

O presidente venezuelano disse que o apoio da Argentina é muito importante e que a primeira unidade da Manuel Carlos Piar entrará em operação ainda neste ano.

A usina foi construída pelo consórcio OIV Tocoma, integrado pela brasileira Odebrecht, pela italiana Impregilo e pela venezuelana Vinccler.

A imprensa local informou que Chávez teria conversado com De Vido sobre a construção de uma refinaria na Argentina, com o apoio da estatal petroleira venezuelana PDVSA, que poderia processar até 100 mil barris diários de petróleo.

A Venezuela e a Argentina pretendem estreitar acordos nas áreas de comércio, alimentação, ciência e tecnologia, sendo que muitos deles já foram definidos em dezembro, durante um encontro entre Chávez e a presidente Cristina Kirchner.

Fonte: Ansa