SSA: Espaço Cultural é inaugurado em antigo terreiro de candomblé

A comunidade do Alto do Canjira, localidade situada na Avenida Vasco da Gama, comemorou, neste domingo (15/01), a inauguração do Espaço Cultural Quilombo Mãe Feliciana. O novo centro de cultura e lazer da região foi construído no terreno onde funcionou, durante muitos anos, o terreiro de Candomblé liderado pela yalorixá Feliciana Brito da Boa Morte, falecida há 16 anos.

A festa no Alto do Canjira celebrava também o trabalho de requalificação da área realizado pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) e de Infraestrutura do Município (Setin), através da intervenção da Ouvidoria da Câmara Municipal.

A Sedur realizou o trabalho de urbanização das escadarias e do entorno de uma fonte existente no local, que, após a emissão de laudo atestando a impropriedade do consumo da água pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinha causando problemas para os moradores e riscos para as crianças que brincavam nas proximidades da fonte. Com a obra, a fonte foi isolada e deixou de oferecer riscos para os moradores. A Setin realizou, através da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), a pavimentação da ladeira que liga a comunidade com a Avenida Vasco da Gama, permitindo o acesso de veículos e mais conforto para os moradores.

Ex-moradora do local, a ouvidora-geral da Câmara, vereadora Olívia Santana (PCdoB), participou da festa e falou sobre as conquistas da comunidade. “A realização das obras públicas são o resultado da nossa luta ao lado da Amac (Associação de Moradores do local). Estivemos juntos ao longo de todo o ano de 2011, acompanhando as obras, indo às reuniões com os secretários e o resultado é este que estamos vendo, a comunidade comemorando a vitória que conquistamos”.

Valorização da comunidade

A vereadora prestou esclarecimentos também sobre a construção do Espaço Cultural onde estava sendo realizada a festa. “Este local é propriedade da família de Mãe Feliciana e foi reconstruído após acordo com a proprietária que o cedeu para atividades da Amac. Não poderíamos empregar recursos públicos aqui e por isso fomos buscar parceiros que apoiassem a iniciativa”, explicou Olívia, que aproveitou para agradecer ao empresário Renato Farias, da Mitti Andaimes, que atendeu ao pedido da ouvidora e presenteou os moradores com a construção do novo espaço comunitário.

Farias também prestigiou o evento e disse que sentia orgulho em ter colaborado. “É muito gratificante ver um espaço popular nas condições em que este se encontra. Me sinto orgulhoso, envaidecido até, por ter contribuído e por ver a alegria das pessoas”, declarou. A filha de Mãe Feliciana, Vitória da Boa Morte, há 64 anos residindo no local, revelou que um sonho seu e da sua mãe estavam sendo realizados. “Resisti na preservação deste local porque a minha mãe me dizia que alguma coisa boa ainda aconteceria aqui. Ver isto aqui como está me deixa muito feliz. Este espaço valoriza toda a comunidade”, comemorou emocionada.

Olívia ressaltou ainda, o resgate da imagem e da contribuição de Mãe Feliciana para o local. “Tudo isto que estamos vendo são os frutos das sementes lançadas por ela”. A presidente da Amac, Valdileide Silva, classificou como muito gratificante o resultado da união dos moradores em torno das melhorias para a localidade. Segundo ela, isso é o que mais a tem motivado a continuar o trabalho. “A nossa associação já existe há cinco anos. Mas neste último ano os moradores se aproximaram e se engajaram na luta pelos nossos direitos. Para mim, esta tomada de consciência é a nossa grande conquista”, avaliou.

Festa lotada

Além da presença massiva dos moradores, que lotaram o local, estiveram presentes ao evento também, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, e representantes da União de Negros pela Igualdade (Unegro) e do Fórum Nacional de Mulheres Negras (FNMN). A deputada enalteceu o gesto do empresário Renato Farias e a intervenção da vereadora Olívia Santana, enquanto o secretário Nilton Vasconcelos se comprometeu em realizar cursos de qualificação profissional na comunidade.

Após o descerramento da placa alusiva à inauguração do novo espaço, a festa teve continuidade com a apresentação das bandas Black Dendê, Free Style e da cantora Juliana Ribeiro. Uma feijoada foi servida para mais de 150 pessoas, que saborearam o prato e curtiram o evento até o início da noite do domingo.

Fonte: Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador