Inscrições abertas para o 63º Salão de Abril

Com o tema “A cidade e suas desconexões antrópicas”, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), abre inscrições para a 63ª edição do Salão de Abril, que acontecerá de 17 de abril a 30 de junho de 2012. Até o dia 21, artistas podem se inscrever por meio do site www.salaodeabrilfortaleza.com.br.

Uma comissão selecionará 30 artistas, devendo cada selecionado receber um prêmio no valor de R$ 2.500,00. Além disso, serão concedidas duas bolsas para residência no valor de R$ 12.000,00 cada para artistas escolhidos entre os 30 selecionados.

Segundo a secretária de Cultura de Fortaleza, Fátima Mesquita, o 63° Salão de Abril dessacraliza o debate sobre as artes e o próprio fazer artístico ao trazer para o centro das atenções o elemento humano. “Pensar a cidade como a mais niveladora e democrática das obras humanas é entender que arte e vida são indivisíveis. É assim que a atual gestão entende cultura: como as diversas formas de convivência e invenção. E isso se reflete diretamente na concepção do Salão e na política pública que dá sustentabilidade à ele”, observou.

A cidade que se transforma cotidianamente diante da espacialização das necessidades e desejos humanos é o foco do Salão em 2012, que visa aproximar cada vez mais a classe artística da sociedade civil e do poder público. “O tema é tomado como premissa e vai permear – e não engessar – todas as ações do Salão”, explica Maíra Ortins, coordenadora de Artes Visuais da Secultfor e organizadora do Salão.

Neste ano, a homenagem é para a a artista plástica Heloísa Juaçaba, cujas obras farão parte de uma exposição na Galeria Antônio Bandeira. Além disso, será realizada uma mostra do acervo da Pinacoteca do Município, com um catálogo geral, no qual constará um capítulo todo dedicado à contribuição de Heloísa às artes visuais de Fortaleza. Um dos diferenciais do 63° Salão de Abril é o deslocamento da mostra contemporânea para o MAC, reforçando uma parceria iniciada com o Governo do Estado em 2010, na esteira da mostra retrospectiva do Salão Histórico. Outra inovação é a presença de artistas ibero-americanos, que expõem e debatem sobre suas criações. Em cumprimento à demanda do grupo de artistas locais de Fortaleza, o Salão promove ainda o Seminário “A cidade e suas desconexões antrópicas”, marcado por uma visão transversal e multidisciplinar da arte contemporânea.

O edital completo está disponível no site www.salaodeabrilfortaleza.com.br.

Serviço

Inscrições para o 63º Salão de Abril

Prazo: até o dia 21 de janeiro
Inscrições: www.salaodeabrilfortaleza.com.br
Seleção: de 27 a 30 de janeiro
Resultado: 31 de janeiro
Recepção das obras: de 1º de fevereiro a 23 de março
Exposição: 17 de abril a 30 de junho

Fonte: Prefeitura de Fortaleza