Globo de Ouro: vencem ‘The Artist’ e ‘Os Descendentes’
A 69ª edição do Globo de Ouro comandada pelo comediante inglês Ricky Gervais não teve surpresas, confirmando ‘Os Descendentes’ e ‘The Artist’ como grandes vencedores. Martin Scorsese foi premiado como melhor diretor e o ator Morgan Freeman recebeu homenagem especial por sua contribuição ao cinema.
Por Sheila Fonseca, especial para o Vermelho
Publicado 16/01/2012 17:54

A 69ª edição do Globo de Ouro que aconteceu na noite de domingo (15) no Beverly Hilton Hotel, em Hollywood, não apresentou muitas novidades. A premiação, considerada por críticos e especialistas como uma prévia do Oscar foi pautada pelo equilíbrio na distribuição de estatuetas e pela falta de grandes surpresas, tendo os já aguardados ‘Os Descendentes’ e ‘The Artist’ como os grandes vencedores da noite.
O polêmico apresentador Ricky Gervais, que comanda pela terceira vez a cerimônia, como o esperado, distribuiu algumas alfinetadas e insultos a participantes da festa, contudo, teve uma participação mais comedida do que a de 2011, quando insultou de Robert Downey Jr. fazendo referência ao seu problema com drogas, além de zombar de astros como Charlie Sheen e Johnny Depp, dentre outros. Na ocasião, Philip Berk, presidente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, em entrevista ao site ‘The Hollywood Reporter’, disse que o apresentador “Cruzou a linha e foi longe demais, algumas coisas foram totalmente inaceitáveis.”, chegando mais tarde a garantir que Gervais não voltaria a apresentar a cerimônia.
Na edição de 2012 a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood voltou atrás em sua decisão, optando novamente por uma apresentação pautada pelo humor fácil e pouco intelectualizado de Gervais, muito provavelmente impulsionada pela audiência e interesse gerado em decorrência da polêmica em torno do apresentador.
Apesar de mais brando, o comportamento polêmico do apresentador voltou a ser notado, onde ultrapassando o limite do bom gosto, fez comentários agressivos dirigidos aos astros Jodie Foster, Eddie Murphy, ao astro adolescente Justin Bieber , a socialite Kim Kadarshian que foi comparada a Kate Middelton, sendo chamada de “uma versão trash, mais bêbada e mais facilmente comprável”. A atriz Melissa McCarthy também foi vítima do humor ferino de Gervais, chegando a declarar que a atriz havia feito sucesso “apenas por defecar em uma pia”, fazendo alusão ao seu personagem em ‘Missão Madrinha de Casamento’. A popstar Madonna, vencedora do Globo de Ouro na categoria de melhor canção original, não deixou por menos quando o apresentador, brincando com o título da música "Like A Virgin", disse que “ela era muito parecida com uma virgem”. Quando subiu ao palco para receber o prêmio, Madonna respondeu. "Se eu pareço uma virgem, Ricky, então porque é que você não vem aqui e faz alguma coisa em relação a isso? Já faz algum tempo que não beijo uma mulher na televisão", causando certo clima de desconforto aos presentes.
Premiações
As premiações para TV tiveram seus maiores destaques com ‘Games Of Trones’, premiando Peter Dinklage; ‘American Horror Story’, com Jessica Lange; ‘Homeland’, com Claire Danes; ‘Enlightened’ com Laura Dern; e a volta de Matt LeBlanc – o eterno o Joey de ‘Friends’ – premiado com ‘Episodes’ em que representa a ele mesmo.
Entre as premiações mais aguardadas para cinema, foram para ‘Os Descendentes’, como melhor filme na categoria drama; ‘The Artist’, como melhor filme na categoria comédia musical; Martin Scorsese, surpreendendo, levou o prêmio de melhor direção, pelo filme ‘A Invenção de Hugo Cabret’, o primeiro filme infantil na carreira de Scorsese; Woody Allen ganhou como melhor roteiro por ‘Meia Noite em Paris’; Michelle Williams ganhou o prêmio de melhor atriz de comédia musical por ‘Sete dias com Marilyn’, como também era aguardado. A veterana Meryl Streep desbancou a atriz Viola Davis e levou a estatueta de melhor atriz dramática. Viola, concorria com o controverso ‘Histórias Cruzadas’, que possui temática voltada ao racismo, mas é acusado por alguns críticos de explorar o tema de maneira apelativa e maniqueísta.
Um dos pontos altos da noite foi a homenagem ao ator Morgan Freeman, de 74 anos, que ganhou o prêmio Cecil B. DeMille pela sua contribuição ao cinema. O lendário ator Sidney Poitier, de 84 anos, subiu ao palco e leu texto emocionado declarando que Morgan Freeman é “um orgulho para a história do cinema”. Quem também comandou a homenagem, foi a atriz Helen Mirren.
A premiação do Globo de Ouro, que geralmente é considerada como um bom indicador para os ganhadores do Oscar, nessa edição não revelou muito, dividindo seus principais prêmios entre os filmes já esperados.
Confira a lista completa de ganhadores do Globo de Ouro 2012:
Melhor filme – drama: "Os Descendentes"
Melhor filme – comédia ou musical: "The Artist"
Melhor diretor: Martin Scorsese, "A Invenção de Hugo Cabret"
Melhor ator – drama: George Clooney, "Os Descendentes"
Melhor atriz – drama: Meryl Streep, "A Dama de Ferro"
Melhor ator – comédia ou musical: Jean Dujardin, "The Artist"
Melhor atriz – comédia ou musical: Michelle Williams, "Sete Dias com Marilyn"
Melhor ator coadjuvante: Christopher Plummer, "Toda Forma de Amor"
Melhor atriz coadjuvante: Octavia Spencer, "Histórias Cruzadas"
Melhor roteiro: "Meia-Noite em Paris"
Melhor animação: "As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne"
Melhor canção original: "Masterpiece", de "W.E.- O Romance do Século"
Melhor trilha sonora: "The Artist"
Melhor filme em língua estrangeira: "A Separação" (Irã)
Melhor série de televisão – drama: "Homeland"
Melhor ator em série – drama: Kelsey Grammer, "Boss"
Melhor atriz em série – drama: Claire Danes, "Homeland"
Melhor série de televisão – comédia ou musical: "Modern Family"
Melhor ator em série – comédia ou musical: Matt LeBlanc, "Episodes"
Melhor atriz em série – comédia ou musical: Laura Dern, "Enlightened"
Melhor ator coadjuvante em série, minissérie ou filme para TV: Peter Dinklage, "Game of Thrones"
Melhor atriz coadjuvante em série, minissérie ou filme para TV: Jessica Lange, "American Horror Story"
Melhor minissérie ou filme feito para a TV: "Downton Abbey"
Melhor atriz em minissérie ou filme feito para TV: Kate Winslet, "Mildred Pierce"
Melhor ator em minissérie ou filme feito para TV: Idris Elba, "Luther"