Rússia: Putin lidera preferências, eleitores avaliam campanhas
O premiê russo, Vladimir Putin, lidera atualmente a preferência eleitoral para nas eleições presidenciais do próximo dia 4 de março com 42% das intenções de voto, apontam pesquisas nesta capital.
Publicado 13/01/2012 14:53
A pesquisa do Centro Levada indica que 75 em cada 100 dos entrevistados dão por segura a vitória de Putin no pleito.
Também indicou que 55% estimam que o chefe de Governo sairá ganhador no primeiro turno (para o qual é necessário mais de 50% dos votos) e 21%, acreditam em um segundo turno.
De acordo com a pesquisa, em segundo lugar estão, com nove pontos cada um, o máximo dirigente do Partido Comunista da Federação Russa, Guennadi Ziuganov, e o líder liberal-democrata, Vladimir Zhirinovski.
O estudo situa o ex-presidente do Conselho da Federação (Senado) e dirigente da partido Rússia Justa, Serguei Mironov, com quatro pontos; o magnata Mijail Projorov, com três; e o líder do partido Yabloko, Gregori Yavlinski, com mero um por cento.
Além disso, 12% dos interrogados mostraram-se indecisos, 8% prometeram boicotar as eleições, 20% consideraram que as eleições serão mais limpas, 18%, o contrário, e 28% as viu com o mesmo nível de irregularidades que as parlamentares de 4 de dezembro de 2011.
Por outro lado, o Centro de Estudos da Opinião Pública da Rússia (Vtsiom) indicou que 38% dos russos elegeu Putin como o político de 2011, 19% votaram em Medvedev, 8% ficaram com Zhirinovski e 7%, com Ziuganov (cinco pontos mais que em 2010).
Na lista completa estão Mironov e Projorov, com cinco pontos cada um; Yavlinski, o ex-ministro de Finanças Alexei Kudrin e o prefeito da capital, Serguei Sabianin, com um per capita. Outros 35% dos entrevistados acharam difícil responder.
Em relação às campanhas, o fundo eleitoral de Putin arrecadou 102 milhões 500 mil rublos (uns três milhões 243 mil dólares), de um máximo de 400 milhões de rublos (12 milhões 658 mil dólares) permitidos.
Projorov já ultrapassou a citada soma. Do total reunido, 263 milhões 200 mil rublos (uns oito milhões 329 mil dólares) foram contribuições de apenas 49 pessoas.
Fonte: Prensa Latina