EUA: Republicanos buscam apoio hispano-americano
Os republicanos Mitt Romney e Newt Gingrich, aspirantes à candidatura de seu partido à presidência dos Estados Unidos, reforçam nesta sexta (13) suas campanhas na Flórida, com o objetivo dea ampliar seus fundos e o respaldo da comunidade hispano-americana.
Publicado 13/01/2012 15:44
Romney, favorito à candidatura pelo "partido vermelho" para as próximas eleições presidenciais, no dia 6 de novembro, intensificou sua campanha nesse estado desde a última quarta-feira, com a divulgação de anúncios televisivos em espanhol.
O ex-governador do Massachussets empregou o resto do tempo em encontros com simpatizantes, em busca de capital para apoiar sua máquina política rumo à candidatura.
Com esse fim, já realizou algumas reuniões, entre elas uma no Centro de Convenções do condado de Palm Beach, além de um ato para arrecadar capital na residência do dono de uma equipe de rugby.
Na Flórida, o vencedor das assembleias preliminares de Iowa e das eleições primárias de New Hampshire conta com o respaldo dos legisladores anticubanos Ileana Ross-Lehtinen e Mario Díaz Balart, bem como do ex-congressista Lincoln Díaz Balart.
Por sua vez, Gingrich, um dos principais concorrentes de Romney, levou a cabo eventos para atrair fundos em Coral Gables e planeja encontrar-se hoje com moradores de Orlando.
A presença de ambos nesse estado, onde ocorrerão eleições primárias no próximo dia 31 de janeiro, coincide com o início da votação por correio nessa dependência federal estadunidense.
Segundo informações divulgadas por alguns jornais, Romney, favorito à candidatura republicana para o Salão Oval, também está na liderança no que se refere ao apoio financeiro.
Estimativas de integrantes de sua campanha indicam que, no último trimestre de 2011, foram arrecadados 24 milhões de dólares, cifra superior à prevista para esse período.
Apesar de sua aparente vantagem sobre os concorrentes, o ex-governador do Massachussets tem ainda um longo caminho para percorrer durante o período das primárias e deverá ampliar a distância que o separa dos demais, cujo nível de simpatia flutua, de acordo com as pesquisas.
A próxima parada dos republicanos, em cuja batalha também estão envolvidos Rick Santorum (ex-senador da Pensilvânia), Rick Perry (governador do Texas), Jon Huntsman (ex-governador de Utah) e Rum Paul (congressista do Texas), será no dia 21 de janeiro, na Carolina do Sul.
O candidato eleito pelo partido de oposição enfrentará o presidente Barack Obama, único candidato do Partido Democrata, que busca um segundo mandato na Casa Branca.
Fonte: Prensa Latina