PCdoB saúda posse de Daniel Ortega na Nicarágua
Estimado Companheiro Comandante Daniel Ortega Saavedra, presidente da República da Nicarágua.
Estimados Companheiros da Frente Sandinista de Libertação Nacional – FSLN.
Neste 10 de janeiro, a histórica Praça da Revolução será testemunha de mais uma celebração de vitória do povo nicaraguense: os atos oficiais de posse da nova gestão presidencial do comandante Daniel Ortega Saavedra, que por vontade do povo foi reeleito no último dia 6 de novembro.
Publicado 11/01/2012 16:12
A reeleição do comandante Daniel é um feito transcedental, uma vitória do povo da Nicarágua sobre as forças que se apoiavam na derrocada do governo popular, que apostavam no retrocesso das forças progresistas na América Latina e no Caribe.
Depois de 16 anos (1990-2006) de governos neoliberais, a Nicarágua começa a reconstruir a Revoução, trata-se de restaurar as conquistas políticas, sociais e econômicas do país, e de avançar mais. Esta foi a marca do último mandato do companheiro Presidente Daniel Ortega.
Para o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), este novo mandato permitirá à Frente Sandinista e para sua coalizão “Aliança Unida Nicarágua Triunfa”, com ampla maioria no parlamento, vai aprofundar ainda mais as mudanças na sociedade nicaraguense, abrindo um novo ciclo de desenvolvimento e justiça social.
Estimados companheiros da Frente Sandinista de Libertação Nacional,
Companheiros, a evolução do quadro internacional é marcada por uma tendência de instabilidade prolongada no mundo e pelo agravamento da crise capitalista nos países centrais. As potências imperialistas fazem guerras de saque, com justificativa de “defesa dos direitos humanos”, como recentemente vimos na Líbia.
O mundo vive uma mudança na correlação de forças, vive um momento de transição marcado pelo declínio relativo do imperialismo estadunidense e pela ascensão de novos polos de poder.
Dentre estes novos polos se encontra a América Latina e o Caribe, que fruto da luta de nossos povos que por todo o continente aprofundam o proceso de integração regional com a Unasul, a Celac e a Alba, abrindo um novo ciclo de desenvolvimento e justiça social na região.
Em nosso poís, tendo a frente a Presidenta Dilma, continuamos aprofundando as mudanças iniciadas pelo companheiro Lula. Nosso partido, que participa ativamente do governo da Presidenta Dilma, está convencido de que a melhor resposta à crise económica é aprofundar a integração latino-americana.
Para o Partido Comunista do Brasil, a reeleição do companheiro Daniel Ortega é uma grande contribuição para as mudanças não apenas na Nicarágua, mas em toda América Latina e Caribe.
Viva a Integração Latino-Americana!
Viva a Frente Sandinista de Liberação Nacional!
Viva a amizade entre os povos de Brasil e Nicaragua!
Saudações Fraternais,
Renato Rabelo
Presidente Nacional do Partido Comunista de Brasil – PCdoB
Ricardo Alemão Abreu
Secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista de Brasil – PCdoB