Kamenei: Irã não cederá a ameaças e sanções
O líder máximo da Revolução popular do Irã, o Aiatplá Seyed Ali Kamenei, expressou nesta segunda-feira que seu país não cederá diante das ameaças e sanções aplicadas pelos Estados Unidos e a União Europeia (UE), contra a República Islâmica.
Publicado 09/01/2012 16:21
O líder religioso afirmou que o povo do Irã “crê em seus gobernantes” e destacou que as sanções impostas “por nossos inimigos não terão nenhum impacto” na nação persa.
Em um discurso difundido pela televisão estatal, Kamenei assegurou que as medidas punitivas “não mudarão a determinação de nossa nação”.
Os Estados Unidos e a União Europeia arremeteram nos últimos meses contra o Irã, impondo sanções sob o argumento de que Teerã constrói armas de destruição em massa.
Antes desta acusação, o governo do presidente Mahmud Ahmadinejad já havia deixado claro que o país desenvolve um programa nuclear com fins pacíficos com o objetivo de gerar energia elétrica.
“A liderança islâmica (…) sabe firmemente o que está fazendo e já escolheu seu camino e manterá seu rumo”, disse Kamenei.
Por sua parte, Ali Asghar Soltanieh, representante iraniano na Agência Internacional de Energa Atômica (AIEA), anunciou que as atividades de enriquecimiento de urânio iniciadas na nova usina de Fordo se realizam sob a supervisão do organismo.
“Todas as atividades nucleares, principalmente o enriquecimento de urânio en Natanz e Fordo são supervisionadas pela AIEA”, esclareceu o funcionário.
A usina de Fordo, a 150 quilômetros de Teerã, se encontra sob uma montanha e tem capacidade de enriquecer urânio a 20%, a 3,5% e a 4%”.
Agência Venezuelana de Notícias