Juazeiro – BA destaca programa de rastreamento do câncer de mama

Juazeiro é um dos poucos municípios da Bahia que faz rastreamento de câncer de mama, o que significa que realizamos ações que vão desde a prevenção, detecção da doença, ao tratamento. Nesta segunda-feira (9/1), o secretário da Saúde do município o norte do estado, Ubiratan Pedrosa, falou sobre a importância do serviço durante participação no Programa Sem Fronteiras. Segundo o gestor, o serviço tem um dos maiores desempenhos no estado, sendo melhor, inclusive, que o da região metropolitana.

A oferta do serviço pelo SUS existe devido à possibilidade do município ter uma parceria com o Hospital de Barretos (SP), através do Instituto de Prevenção Ivete Sangalo (Fundação PIO XII), onde os atendimentos são facilitados graças à existência de uma equipe de profissionais capacitada, que garantem mais rapidez no diagnóstico precoce da doença.

“Juazeiro tem o privilégio de ter a extensão de um dos melhores hospitais do país e com isso o SUS avança nos atendimentos, tanto na cidade como na microrregião, sendo exemplo em todo o estado. Isso é muito importante, pois quanto mais precoce é diagnosticado o câncer de mama, mais rápida é a recuperação”, enfatizou.

Os portadores de câncer de mama e as mulheres interessadas em fazer o diagnóstico devem procurar a Unidade de Saúde da Família do seu bairro para devido encaminhamento. As unidades também realizam periodicamente palestras educativas, esclarecendo sobre o assunto e tirando as principais dúvidas da comunidade. O atendimento do Instituto ainda é feito em todas as mulheres moradoras dos municípios da microrregião de Juazeiro (Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Sento Sé, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sobradinho e Uauá).

Em 2010, foram realizados 13,8 mil exames de mamografia em toda a cidade e de janeiro a agosto deste ano, 14,6 mil exames, de acordo com dados do setor de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria da Saúde. De 2007 até hoje, aproximadamente 46,5 mil exames realizados pelo Instituto. A microrregião de Juazeiro tem 167 casos confirmados da doença, destes, 100 são de Juazeiro.

Conforme a Sociedade Brasileira de Mastologia, o câncer de mama é o segundo tipo mais freqüente de câncer no mundo e o mais comum entre as mulheres, representando cerca de 22% dos novos casos de câncer. Na população mundial, a sobrevida após 5 anos é de 61%. A faixa-etária de risco, segundo informações do Instituto Ivete Sangalo é de 40 a 69 anos.

Fonte: Ascom da prefeitura de Juazeiro Bahia