Chávez fará visita ao México para reforçar diplomacia
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, realizará uma visita oficial ao México ainda no primeiro semestre deste ano, anunciou o embaixador mexicano em Caracas, Carlos Pujalte.
Publicado 06/01/2012 11:44
Segundo um acordo diplomático, em troca o mandatário mexicano, Felipe Calderón, deve visitar a Venezuela no segundo semestre.
Pujalte ressaltou o restabelecimento dos laços diplomáticos entre os dois países sob o governo de Calderón, que ficaram suspensos por cinco anos.
O esfriamento nas relações ocorreu sob a administração do mexicano Vicente Fox, também do conversador Partido da Ação Nacional (PAN), que várias vezes teve desentendimentos verbais com Chávez.
Recentemente, Calderón viajou para a Venezuela por ocasião da cúpula sobre integração e desenvolvimento da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), ocorrida em Caracas em dezembro de 2011.
Durante o encontro, o presidente do México realizou uma reunião com seu homólogo venezuelano, o que, segundo Pujalte, permitiu-lhes remover "obstáculos que enturvavam a relação".
Entre os acordos feitos pelos presidentes esteve a indenização à empresa mexicana de cimentos Cemex, que foi expropriada pelo governo venezuelano, e o estabelecimento de um convênio com a empresa mexicana Gruma, produtora de milho, para o estabelecimento de empresas conjuntas.
Fonte: Ansa Latina