Israelenses e palestinos continuarão diálogo pela paz
A reunião entre os representantes israelenses e palestinos não teve nenhum avanço significativo, como já era esperado. Porém, em um pequeno sinal de progresso, os dois lados concordaram em continuar o diálogo, segundo disseram autoridades.
Publicado 04/01/2012 11:39
A retomada de quaisquer tipos de contatos já seria considerada uma realização, embora Israel e os palestinos continuem longe de um acordo sobre os problemas pontuais para resolver seu conflito que já dura décadas.
O chanceler jordaniano, Nasser Judeh, que foi o anfitrião da reunião desta terça (3) na capital da Jordânia, Amã, expressou esperança. "A coisa importante é que os dois lados se encontraram cara a cara hoje", disse.
Embora reconheça que nenhum avanço "substancial" tenha sido feito, ele elogiou a atmosfera positiva e disse que os lados concordaram em prosseguir com o diálogo, alguns realizados em segredo.
"Nós concordamos que as discussões continuarão, que os encontros continuarão e serão realizados aqui na Jordânia. Nós também concordamos que não devemos tornar esses encontros públicos antes da hora, exceto por meio da Jordânia, e eu digo que vocês podem ficar sabendo deles, ou podem não ficar sabendo."
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, encorajou as partes em "construir encontros e continuar trabalhando para estabelecer impulsos em direção à paz".
Ânsia de paz
Em Washington, um porta-voz da Casa Branca elogiou os "desenvolvimentos positivos". Ele disse que o presidente Barack Obama iria trabalhar com líderes na região e fazer "tudo que possa trazê-los juntos à mesa de negociação".
O encontro ocorre um dia depois de o presidente palestino ter ameaçado tomar "novas medidas" contra Israel até o fim do mês.
O chanceler jordaniano disse que Yitzhak Molcho, de Israel e o representante palestino, Saeb Erekat, se encontraram com enviados do Quarteto para o Oriente Médio – Estados Unidos, Rússia, União Europeia e Nações Unidas.
Um diplomata que participou da reunião disse que o tom das conversas foi "sério". "Foi uma sessão na qual os dois lados, os israelenses e os palestinos, mostraram ânsia em recomeçar as negociações de paz", disse o diplomata. Ele se negou a dar mais detalhes, acrescentando que comentários públicos poderiam afetar negativamente o sensível encontro.
O Quarteto tem trabalhado há meses para garantir uma retomada nas negociações de paz. O grupo internacional espera chegar a um acordo final de paz no final do ano. Por agora, simplesmente retomar o processo de paz marcaria uma significante realização.
As negociações entre israelenses e palestinos foram interrompidas em setembro de 2010 depois que expirou o prazo para a desaceleração das construções de assentamentos realizados por Israel.
Fonte: iG