Sem categoria

Chevron recorre de multa aplicada por Ibama

A Chevron recorreu ontem (27) contra a multa de R$ 50 milhões aplicada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) por causa do vazamento de cerca de 3.000 litros de petróleo na bacia de Campos (RJ), em novembro. A empresa afirma que a multa foi aplicada antes de o laudo sobre o acidente ser conhecido. Mas, neste caso, a mancha de óleo que chegou a ter 18 quilômetros quadrados de extensão no mar fala por si só.

A empresa também vai contestar na Justiça a outra multa de R$ 10 milhões, do mesmo órgão. O advogado Oscar Graça Couto, da Lobo & Ibeas, que defende a Chevron, afirmou que os valores não correspondem ao dano causado pelo acidente. "Estamos muito tranquilos em relação a essas multas, no sentido de serem no mínimo desproporcionais em relação ao que aconteceu de fato", alegou Couto.

Para estender o prazo de defesa, a Chevron impetrou um mandato de segurança contra o Ibama. A empresa disse que a multa foi aplicada antes de o laudo sobre o acidente ser conhecido. Mas, neste caso, a mancha de óleo que chegou a ter 18 quilômetros quadrados de extensão no mar fala por si só.

com agências