Catadoras do Jangurussu inauguram oficina de costura

Nesta sexta-feira (23) será inaugurada a oficina de costura das mulheres catadoras integradas ao Projeto Coleta Seletiva do Jangurussu – Reciclando a Vida. A inauguração acontece na sede da Associação dos Catadores do Jangurussu (Ascajan).

Desde junho, oito catadoras estão engajadas na produção de tapetes, peças íntimas e confecção infantil. As mãos habilidosas também estão transformando as faixas de rua, apreendidas pela Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), em objetos de utilidade, a exemplo de sacolas para armazenar material reciclável. Os retalhos doados por parceiros como a Take a Nap e Cáritas de Fortaleza, ampliam as atividades e criações do bazar que elas promovem para a comercialização das peças.

A maior parte do dinheiro arrecadado na comercialização dos produtos será destinada às fabricantes da Oficina de Costura. O restante será empregado na compra de material. Criado em 2006, através da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), o Projeto Coleta Seletiva funciona na Usina de Reciclagem do Jangurussu e envolve diretamente 115 catadores e catadoras.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza