Empresa francesa censura artista palestina
A empresa francesa Lacoste excluiu de um concurso que patrocina à artista gráfica palestina Larissa Sansour, devido ao tema escolhido por ela, "Estado Nação".
Publicado 22/12/2011 15:03
A composição fotográfica elaborada por Sansour havia sido escolhida em novembro como uma das oito finalistas do Prêmio Lacoste Elysée, que é entregue em Lausane, na Suíça.
A obra representa simbolicamente o nascimento do Estado palestino como um arranha-céus, no qual seus habitantes constroem em cada andar uma das cidades do país árabe.
Em dezembro, quando a Art Review publicou os trabalhos pré-selecionados, a composição não apareceu nela e o nome de Sansour tinha sido apagado da lista de possíveis ganhadores.
A edição digital do jornal Le Monde publicou na quarta-feira (21) um trabalho selecionado no site, revelando também que a Lacoste pressionou seu sócio suíço na premiação para eliminar a obra, por que a considerou "demasiado pró palestina".
Segundo o texto, multiplicaram-se na internet as denúncias e os pedidos por um boicote a todos os artigos produzidos pela companhia francesa, cujo logotipo é o famoso jacaré verde.
Com informações da Prensa Latina