Cid Gomes – CSP: A siderúrgica do Ceará

 Por *Cid Gomes

O Ceará começou a concretizar um sonho de mais de 40 anos. Na semana passada foi assinado o contrato de US$ 4,3 bilhões para investimento na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), entre a brasileira Vale e as coreanas Posco e DongKuk. As obras começam em 2012 e, em 2015, a CSP entra em operação. Na primeira fase serão produzidas três milhões de toneladas de aço por ano e a previsão é de dobrar essa quantidade.

A expectativa de termos instalada uma siderúrgica altera completamente a história do desenvolvimento do Ceará. Não se pode pensar em desenvolvimento sem cogitar a existência de indústrias de base. A implantação da siderúrgica traz, agregada em si, a geração de milhares de empregos diretos e indiretos, além de uma cadeia produtiva consistente que se reveste em oportunidades e melhoria na qualidade de vida dos cearenses.

Um dos pontos cruciais é a capacitação da mão de obra para que os empregos gerados com a CSP fiquem com os cearenses. Já no próximo ano, estaremos concluindo o Centro de Treinamento Técnico Corporativo (CTTC), no Complexo Portuário do Pecém, com capacidade para atender 20 mil alunos. Serão três laboratórios – Petroquímica Eletromecânica e Construção Civil – e, além da capacitação, o CTTC prestará serviços técnicos especializados nas áreas de metalurgia, siderurgia, química e petroquímica. O Centro se somará ainda às dezenas de escolas profissionalizantes que estão sendo implantadas no Ceará (78 unidades em funcionamento e um total de 140 até o fim de 2014). Esse empenho acontece, porque nada desse esforço será válido se não o convertermos em oportunidades para a população.

Desde a década de 1960, durante o governo de Virgílio Távora, a implantação de uma siderúrgica era um dos grandes desafios para o desenvolvimento do Ceará. O tempo passou, vieram mais governadores que também se empenharam para a sua concretização: Tasso Jereissati, Ciro Gomes e Lúcio Alcântara. O que estamos vivendo hoje é a soma desses esforços e a necessidade de construirmos juntos uma nova realidade para todos os cearenses.

*Cid Ferreira Gomes é Governador do Ceará

Fonte: O Povo