Sem categoria

Soldados brasileiros são investigados por violência no Haiti

Uma denúncia de violência supostamente cometida por membros das tropas brasileiras contra jovens haitianos está sendo investigada pela Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah).

As informações sobre a denúncia se tornaram públicas na quarta-feira (14), durante uma entrevista coletiva da Rede Nacional de Defesa dos direitos Humanos (RNDDH), e consta que os três jovens haitianos foram agredidos por oito soldados brasileiros da missão da ONU.

Leia também

Haiti precisa de R$ 427 milhões para salvar vítimas do terremoto
 

De acordo com editorial do jornal Folha de S. Paulo publicado na terça-feira (20), uma organização de defesa dos direitos humanos que atua no Haiti afirma que os rapazes faziam entregas de água quando o caminhão utilizado para o serviço sofreu problemas mecânicos. Oito soldados do Exército brasileiro, em patrulha na região, teriam abordado os jovens e confiscado documentos, telefone celular e dinheiro. Conduzidos, a seguir, a uma escola próxima, segundo relato divulgado pela imprensa local, os jovens foram violentamente agredidos.

O ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim, e do comandante da missão, general Luiz Ramos apoiaram a investigação do incidente, a cargo da ONU, e prometeram "tolerância zero" com desvios dessa natureza.

Com informações da Adital e da Folha de S. Paulo