Boletim divulgado às sextas-feiras atualiza dados da gripe A H1N1
A partir desta sexta-feira (09/11), a Secretaria da Saúde do Estado fará a divulgação no site www.saude.ce.gov.br de boletim semanal da gripe A H1N1. Objetivo: atualizar os dados e garantir a transparência das informações, contribuindo assim para o reforço das ações de prevenção e controle do surto, com origem em Pedra Branca, município do Sertão Central, no último dia 23 de novembro, data da notificação dos primeiros casos.
Publicado 07/12/2011 10:46 | Editado 04/03/2020 16:30
“O boletim, além de ser um instrumento de divulgação, permitindo que a população tenha acesso as informações, é uma importante estratégia de atualização e de alerta para os profissionais de saúde”, afirma o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. Ele lembra que a Sesa elabora e divulga boletins e notas técnicas de diferentes doenças e agravos. O destaque é o boletim epidemiológico da dengue, que há cinco anos é lançado no site da Sesa, às sextas-feiras, a partir das 15 horas, com indicadores da doença, gráficos e medidas de prevenção.
Desaceleração
O ritmo de crescimento do número de notificados se mantém em desaceleração em Pedra Branca. Enquanto no dia 26 de novembro foram notificados 193 novos casos e no dia 28 144 novos casos, a partir do dia 29, com o registro de 52 novos casos, o número cresce num ritmo menor. Nesta terça-feira, 6 de dezembro, foram notificados 34 casos. No último final de semana, o Lacen confirmou três casos em Pedra Branca. Ficou em 17 o total de casos confirmados. Fora de Pedra Branca, há dois casos confirmados: 1 em Boa Viagem e 1 em Quixadá. Nos dois casos os pacientes tiveram contato com moradores de Pedra Branca.
O único caso que foi notificado com suspeita da gripe A H1N1 em Quixeramobim foi descartado pelo Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen, unidade da Sesa. Os exames confirmaram gripe comum. Em Acopiara, onde também havia um único caso notificado, outro descarte. O Lacen, além de descartar gripe A H1N1, conclui após examinar material coletado, que nem gripe comum o paciente apresentava.
Fonte: Sesa