Perfil popular alavanca pré-candidatura de Netinho de Paula
Apesar de ainda indefinido, o quadro atual da sucessão municipal em São Paulo aponta para uma tendência de quebra da polarização entre os campos liderados por tucanos e petistas na cidade.
Publicado 06/12/2011 19:54 | Editado 04/03/2020 17:17
As pesquisas de dezembro, para serem fiéis ao momento, terão de incluir nos formulários de consulta Fernando Haddad (PT), Guilherme Afif ou Henrique Meirelles (PSD), Gabriel Chalita (PMDB), Netinho de Paula (PCdoB), Paulinho da Força (PDT), Celso Russomano (PRB), Soninha Francine (PPS) e Flávio D´Urso (PTB), além montar cenários com os quatro postulantes do PSDB, Bruno Covas, Andrea Matarazzo, José Aníbal e Ricardo Trípoli.
Não obstante na seara tucana ainda pairem dúvidas sobre as reais intenções de José Serra, este é tido como o único nome capaz de cimentar uma aliança entre o PSDB e o PSD de Gilberto Kassab. Por ora, o ex-governador tem negado interesse eleitoral em 2012.
O quadro de multiplicidade de candidaturas traz oxigênio novo para a política da maior cidade do país, que há pouco parecia condenada ao engessamento da polarização PSDB X PT.
Cenário aberto e movimentações intensas
O PT, uma vez vencida a definição de seu candidato a partir de ação coordenada por Lula e Dilma, já procurou PMDB, PCdoB e PR. Tanto peemedebistas quanto comunistas reafirmaram as candidaturas de Chalita e Netinho. Já as lideranças do PR acenaram positivamente a eventual composição, mas a negociação ainda deve levar tempo.
Já o PSDB reitera a intenção de liderar uma chapa – seja com Serra, seja com o vencedor das prévias – ao mesmo tempo em que busca o apoio do PSD. Por outro lado, o prefeito Gilberto Kassab tem demonstrado preferência pela candidatura do vice-governador Afif com apoio dos tucanos, que é bastante improvável.
O mundo político também aguarda a decisão sobre o tempo de tevê requerido pelo PSD para avaliar melhor sua força na disputa. Certo é que, sem as definições de PSDB e PSD, o quadro de disputa e de composições em São Paulo está em aberto.
Netinho fortalecido pelo perfil popular
Nesse contexto a candidatura de Netinho de Paula (PCdoB) está bem situada. Em todas as pesquisas realizadas nesses últimos meses sempre apareceu entre segundo e quarto lugares, dependendo do cenário. Seu melhor desempenho acontece justamente quando Marta e Serra não aparecem nos questionários.
“Com a retirada de Marta Suplicy da disputa cria-se uma situação que pode ser mais favorável a uma candidatura de perfil popular, como a de Netinho de Paula, nas periferias da cidade”, afirma o presidente do Comitê Municipal do PCdoB, Wander Geraldo.
Mais candidaturas valorizam o debate político
O quadro atual, de múltiplas alternativas, é positivo para a maior cidade do país. Isso pode favorecer a realização de um primeiro turno com mais debate político sobre os dilemas e as possíveis soluções para uma cidade complexa como São Paulo e ajudar no fortalecimento da pluralidade democrática.
A persistir assim e quebrar uma polarização imposta, o processo eleitoral de 2012 será de grande valia ao eleitor e ao futuro da cidade.
De São Paulo, Fernando Borgonovi