Sem categoria

PCdoB visita novo embaixador da Síria em Brasília

O Secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil, Ricardo Abreu foi recebido pelo Embaixador da Síria no Brasil, Sr. Mohammed Khaddour no último dia 1º de dezembro, na sede da Embaixada da República Árabe da Síria, em Brasília.

A visita teve como finalidade prestar solidariedade ao povo sírio em um momento em que o país passa por uma situação delicada e sofre grandes ataques e investidas por parte dos Estados Unidos e seus aliados Europeus que buscam provocar instabilidade política na região.

Segundo relatos do Embaixador, a crise em seu país começou logo após o bombardeio a tomada da Líbia pela OTAN, uma vez que a Síria foi a única nação da região que se posicionou de forma contrária àquela intervenção. A Síria tem se firmado no último período como um obstáculo às pretensões americanas na região e com base neste posicionamento os EUA, através de seus aliados, estimulam de inúmeras formas – inclusive com infiltração de armas, mercenários e dinheiro — uma sublevação interna contra o governo do presidente Assad.

Reformas

Nestes últimos meses, segundo o relato do embaixador, o país vem passando por reformas com a criação da lei do multipartidarismo, da lei de imprensa e da lei eleitoral. Estão programadas eleições locais para o próximo dia 12 de dezembro e eleições parlamentares para o fevereiro de 2012. Nas semanas que virão, será anunciada uma nova carta constitucional. Afirmou o Embaixador, que "em um futuro próximo a Síria será um dos países mais democráticos da região".

O Embaixador disse ainda não crer em uma agressão militar contra a Síria, dado que a ampla maioria da população apóia a liderança política e as reformas do país. Aliado a isso, o país tem recebido apoio de grandes nações como a Federação Russa e a república Popular da China. Na última reunião realizada em Moscou, semana passada, os BRICS adotaram posição comum sobre a Síria. A frase chave do Comunicado divulgado na ocasião é "fica excluída qualquer tipo de interferência externa nos assuntos da Síria, que não esteja conforme o que determina a Carta das Nações Unidas."

Frente ao exposto, o Secretário Ricardo Abreu, apontou uma série de iniciativas a serem realizadas com lideranças e parlamentares do PCdoB, além de órgãos de imprensa, no sentido de divulgar melhor as informações do que vem ocorrendo na Síria e prestar solidariedade ao seu povo.