Idealizada por Leci, frente em defesa da Cultura tem 40 deputados
Um grupo de parlamentares, encabeçado pela iniciativa da deputada estadual Leci Brandão (PCdoB), lançou nessa quarta-feira, 30, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, uma Frente Parlamentar em defesa da Cultura.
Publicado 02/12/2011 13:55 | Editado 04/03/2020 17:17
A ocasião foi marcada pela presença dos rappers Rappin' Hood e Dexter, além do sambista Osvaldinho da Cuíca, dentre outros.
Formada por 40 parlamentares de diversos partidos: PSB, PDT, PMDB, PSOL, PRB, PV, PSDB, PT, PTB, além do PCdoB, a Frente pretende ampliar os recursos destinados para a Cultura no estado de São Paulo e propiciar que as manifestações populares ganhem mais assistência e reconhecimento do setor público.
Segundo Leci, a Frente pretende articular a criação de novos espaços para a cultura popular e o intuito é que o orçamento da pasta seja pelo menos dobrado, a partir de emendas orçamentárias. Atualmente, segundo a deputada, somente 0,5% do orçamento estadual é voltado para o setor da Cultura.
A Frente deverá estimular a interlocução entre produtores, artistas e parlamentares, com a finalidade de discutir e promover ações para a construção de uma política cultural abrangente. "Essa Frente deve se tornar uma referência para a militância cultural paulista", afirmou a deputada.
O secretário de Cultura do município, Carlos Augusto Calil, também ressaltou a importância da iniciativa. "As instituições culturais continuam frágeis devido à ausência de políticas estruturantes. É preciso trazer a cultura para o plano político".
Por Djalma Batigalhia