Chile: Governo quer desmunicipalizar ensino; professores aprovam
O governo do Chile enviará ao Congresso nesta quarta-feira (30) um projeto de desmunicipalização do ensino, mediante o qual a administração dos colégios públicos do país será centralizada.
Publicado 30/11/2011 09:49
O ministro de Educação do país, Felipe Bulnes, considerou que o projeto que está sendo apresentado é uma ótima alternativa, mas “mesmo assim tem que passar pelo crivo parlamentar, onde teremos que ter consenso com todas as vozes e ouvir todos os atores”.
A estatização da educação é uma das principais demandas do movimento estudantil que há mais de seis meses protesta por melhorias no sistema educativo do país.
O presidente do Sindicato dos Professores do Chile, Jorge Gajardo, esclareceu que estão propondo que as escolas municipais “voltem às mãos do Ministério da Educação e que não continuemos com mais privatizações”.
O projeto de Lei será debatido no Congresso, que aprovou nesta terça-feira (29) o orçamento da educação em 2012 enviado pelo governo, que chega a 11 bilhões 650 mil dólares.
De acordo com Bulnes, o orçamento permitirá aumentar a quantidade de bolsas oferecidas pelo governo tanto no ensino fundamental e médio como superior.
Com informações da Telesur