Sem categoria

Venezuela e Colômbia fortalecem relações de comércio bilateral

Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, firmaram, nesta terça-feira (29), 11 acordos de cooperação bilateral com o objetivo de incrementar o comércio entre os países. Da sede do governo no Palácio de Miraflores, em Caracas, Chávez declarou que as relações bilaterais com a Colômbia são um “tema prioritário” para a Venezuela.

Santos e Chávez - AVN

A Venezuela deixou a Comunidade Andina de Nações (formada atualmente por Bolívia, Colômbia, Equador e Peru) em 2006 em protesto pelos tratados de livre comércio firmados por Colômbia e Peru com os Estados Unidos, mas sua saída efetiva se deu em abril do ano passado. Dessa forma, o acordo tem como objetivo dar um novo impulso nas relações comerciais dos dois países.

Leia também

Integração da América do Sul prioriza desenvolvimento regional

Chávez declarou que as relações entre os dois países devem se basear no entendimento e na solução de diferenças por meio do diálogo, o que está sendo implementado com as chamadas comissões bilaterais setoriais.

“Se é bom para a Colômbia é bom para a Venezuela”, argumentou o líder socialista, ao mesmo tempo em que se declarou “colombiano de coração”, como informou o Sistema de Informação do Governo da Colômbia por meio de um comunicado.

Santos, por sua vez, expressou o desejo de fortalecer as relações bilaterais com a Venezuela para contribuir com a sinergia regional. “Creio que a integração continental se faz fortalecendo as integrações bilaterais, que é o que estamos fazendo no dia de hoje, Venezuela e Colômbia”.

Ele reforçou ainda seu contentamento com o grau de entendimento entre ambos os países, apesar da diferença de critérios sobre a administração da economia, já que os permitiu alcançar objetivos comuns de gerar emprego, reduzir a pobreza e aumentar a segurança.

Da redação, com agências