João Capiberibe toma posse hoje como senador
A Mesa Diretora do Senado decidiu hoje (29) que João Capiberibe (PSB) tomará posse nesta tarde. Ele foi o segundo colocado nas eleições de 2010 para o Senado no Amapá e teve sua posse impedida em função da Lei da Ficha Limpa. O parecer pela posse de Capiberibe foi aprovado na mesa por unanimidade. Com a posse do senador do PSB, perde a vaga o senador Gilvam Borges (PMDB).
Publicado 29/11/2011 15:06
É justamente o PMDB que move um processo contra Capiberibe, assim como contra sua esposa, a deputada federal Janete Capiberibe (PSB). A acusação é 2002 e afirma que ambos teriam comprado dois votos, pelo valor de 26 reais, pagos em duas prestações.
Os socialistas se defendem dizendo o processo não passa de uma ação orquestrada pelo PMDB local, com o objetivo de tomar a vaga conquistada nas urnas. Alegam que a testemunha da suposta compra de votos é um funcionário de uma empresa de comunicação de propriedade de Gilvan Borges.
Novamente eleitos
Inocentados pelo TRE do Amapá, os dois foram, no entanto, condenados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Vale ressaltar que José Sarney é senador pelo PMDB daquele estado. Em função da condenação, Capiberibe perdeu o mandato de senador em 2005 e Janete o mandato de deputada federal em janeiro de 2006.
Os dois se candidataram para os mesmos cargos em 2010 e foram eleitos. Porém, ainda com base na condenação de 2002, João e Janete Capiberibe encontraram-se, mais uma vez, com os mandatos ameaçados na base da Ficha Limpa.
Com o entendimento do STF de que a tal Lei não poderia ter validade na eleição de 2010, já que não foi aprovada com um ano de antecedência do pleito, a posse dos socialistas foi garantida. Por isso, a mesa do Senado homologou hoje a posse de Capiberibe.
De Brasília,
Kerison Lopes