Perspectiva de Selic menor facilita trabalho do Tesouro
A queda da taxa de básica de juros tem reduzido fortemente as taxas oferecidas pelo Tesouro Nacional nos títulos públicos. Mais do que isso: a expectativa do mercado financeiro de que a trajetória de cortes da Selic continuará tem facilitado o trabalho do Tesouro, segundo avaliação de Fernando Garrido, coordenador-geral da dívida pública da Secretaria do Tesouro Nacional.
Publicado 21/11/2011 14:30
"O mercado tem acreditado no aprofundamento da política de cortes da Selic", afirmou nesta segunda-feira. "Isso nos auxilia a reduzir os juros oferecidos nos leilões de títulos."
O título mais vendido pelo Tesouro, a Letra do Tesouro Nacional (LTN) com vencimento em janeiro de 2014 oferece uma taxa de juros quase 0,5 ponto percentual ao ano inferior à vista em outubro.
No último leilão realizado no mês passado, o investidor que adquiriu uma LTN desse vencimento garantiu juros de 10,86% ao ano. Já no leilão mais recente, realizado na semana passada, o mesmo papel rendeu ao investidor uma taxa de 10,38% ao ano.
"A curva é claramente descendente", afirmou Garrido.
Na semana que vem, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne pela última vez no ano para decidir o rumo da taxa Selic, atualmente em 11,50% ao ano.
Fonte: Valor