Fernando Morais lança em Fortaleza livro sobre Guerra Fria
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará lança nesta terça-feira (22/11), no Plenário 13 de Maio da Casa, às 19h, o livro do jornalista político e escritor brasileiro, Fernando Morais, Os últimos soldados da Guerra Fria.
Publicado 21/11/2011 23:34 | Editado 04/03/2020 16:30
A obra é um documentário histórico que descreve a saga do início de 1990 quando Cuba criou a Rede Vespa, um grupo de 14 agentes secretos que se infiltrou nos Estados Unidos e tinha o objetivo de espionar alguns dos 47 grupos anticastristas, sediados na Flórida.
Informações reveladas pela Rede Vespa permitiram evitar novos ataques terroristas. Descobertos por volta de 1995, pelo FBI, foram presos em 1998 dez agentes, cinco fizeram acordo de delação premiada e outros cinco se negaram, os últimos foram processados e condenados pela Corte de Miami.
Segundo o escritor, foram realizadas 40 entrevistas, sendo 17 em Cuba e 22 nos Estados Unidos e no México. Segundo Fernando Morais, o Governo de Cuba liberou todo o material disponível e permitiu entrevistas, inclusive de mercenários estrangeiros que haviam sido presos depois de colocar bombas em hotéis e restaurantes turísticos de Cuba. Fernando disse que nos Estados Unidos foi mais difícil, só conseguiu entrevistas “em off”, já que os agentes do FBI são proibidos de dar declarações públicas.
Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa