Atividades comemoram centenário de Mário Lago nesta semana
Em comemoração ao centenário do músico, compositor e ator Mário Lago, diversas atividades acontecerão nesta semana. No dia 23, haverá um seminário sobre sua obra. Nos dias seguintes haverá o lançamento do selo comemorativo, medalha, além de shows na sexta e no sábado.
Publicado 21/11/2011 19:07 | Editado 04/03/2020 17:03
No dia 23, o Museu da Imagem e do Som (MIS), em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa, realiza, a partir das 10h, o seminário “Mário Lago: Um século de presença política e cultural”, em Botafogo. Além de um dia inteiro dedicado a discussões sobre sua vida e obra, o encerramento fica por conta de Chamon e Mariozinho Lago, que fazem um show inspirado em canções do poeta.
O evento, que acontece no auditório da Casa de Rui Barbosa, trará para a mesa de debate nomes como o de Rosa Maria Araújo (historiadora e presidente do MIS-RJ); Gracindo Jr. (ator), Graça Lago (filha de Mário Lago), Sérgio Cabral (jornalista, escritor e pesquisador de música popular brasileira), entre muitos outros.
A partir das 18h30, o programa passa para as mãos dos músicos Chamon e Mariozinho Lago, que farão um espetáculo chamado “’Causos’ e canções”. No repertório, clássicos como “Ai, que saudade da Amélia” (parceria de Lago com Ataulfo Alves), “Número Um” (com Benedito Lacerda), “Braço é Braço” (com João Roberto Kelly e Nelson Barbosa) e outros.
Programação
10h – Abertura
10h30 – Mesa 1 – Mário Lago e o Rio de Janeiro
Coordenação: Rosa Maria Araújo (presidente do Museu da Imagem e do Som)
Mônica Velloso (pesquisadora da FCRB, autora de Mário Lago: boemia e política)
Tania Brandão (crítica de teatro, professora de Teoria e História do Teatro na UniRio)
Hugo Sukman (jornalista e escritor)
14h – Mesa 2 – Mário Lago e a política
Coordenação: Christiane Laidler (diretora de pesquisa da FCRB)
Sônia Virgínia Moreira (jornalista, co-autora de Rádio Nacional: o Brasil em sintonia)
Gracindo Jr. (ator)
Walter da Silva Bezze (tabelião e ex-militante político)
16h – Mesa 3 – Na rolança do tempo: memória e boemia
Coordenação: Rachel Valença (vice-presidente do Museu da Imagem e do Som)
Graça Lago (filha de Mário Lago)
Sérgio Cabral (jornalista, escritor e pesquisador de música popular brasileira)
Modesto da Silveira (advogado)
18h30 – “Causos” e canções de Mário Lago
Show com Chamon e Mariozinho Lago
No dia 25, o Projeto Mário, com o Arquivo Nacional, Correios, Casa da Moeda, Editora José Olympio e Fluminense, realiza na sede do clube de futebol, a Cerimônia Oficial do Centenário, com lançamentos da exposição virtual do Arquivo Nacional, selo e medalha comemorativos e relançamento do livro autobiográfico Na rolança do tempo, escrito por Mário Lago na década de 1970.
A noite acontece o show 100% tricolor. Presenças já confirmadas: João Roberto Kelly, Cristina Buarque, Noca da Portela, Eduardo Galloti, Délcio Carvalho, Agenor de Oliveira, Didu Nogueira, Wilson Moreira, Marquinhos de Oswaldo Cruz, César Costa Filho, Ernesto Pires e Lúcio Sanfilippo.
No dia 26, acontece no Cordão do Bola Preta, em sua sede, o baile de lançamento do CD Folias do Lago. O Cordão do Boitatá canta o carnaval de Mário Lago. Presenças já confirmadas: João Roberto Kelly e Chamon.