Sem categoria

Libanesa premiada debate repressão feminina no Oriente

O ICArabe – Instituto da Cultura Árabe e a Editora Record promovem nesta sexta (18) um debate aberto ao público com a poeta e jornalista libanesa Joumana Haddad, autora do livro “Eu Matei Sherazade”. O encontro será na Casa do Saber, a partir das 19h30, e contará com mediação de Soraya Smaili, diretora cultural do ICArabe, e comentários e tradução de Mamede M. Jarouche, professor de Língua e Literatura Árabes da USP e tradutor das “Mil e Uma Noites”, do árabe para o português.

Logo após o evento, Joumana autografará seu livro na Livraria da Vila, no andar térreo do mesmo endereço.

Leia também
Lá como cá: histórias de repressão à sensualidade feminina

No encontro, a autora contará como se transformou em poeta premiada, editora do principal jornal libanês, o An-Nahar, e criadora da primeira revista literária erótica do mundo árabe — a Jasad (corpo, em árabe), que aborda temas como sexo, poligamia, virgindade e casamento forçado, e lhe rendeu tanto admiração como censura e ameaças de morte.

Para a diretora cultural do ICArabe, Soraya Smaili, o encontro será uma valiosa oportunidade para o público brasileiro travar contato com uma legítima representante do que há de mais moderno na literatura do Oriente Médio. “O Oriente Médio tem sido palco de grandes transformações nos últimos meses e o mundo ocidental tem um momento único para aprofundar o conhecimento e derrubar estereótipos sobre aquela região. No que diz respeito às mulheres árabes isso não é diferente. A escritora Joumana mostra que a definição de mulher árabe é muito mais complexa do que o Ocidente tem descrito. Ela apresenta e resume em sua obra e nela mesma todas as facetas dessa mulher, que luta pelos mesmos preceitos universais que as mulheres do resto do mundo. Ela coloca de uma maneira intrigante e inteligente o debate e a reflexão. Este evento em São Paulo é uma grande oportunidade para conhecer e debater um pouco mais todos esses assuntos.”

Sobre o ICArabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

As ações principais do instituto incluem a promoção de diferentes formas de expressão cultural, tais como mostras de poesia e dança, cinema e fotografia, cursos, conferências científicas, seminários e debates, em colaboração com instituições educacionais, públicas ou privadas, no Brasil e ao redor do mundo. O ICArabe também está engajado em desconstruir estereótipos sobre o mundo árabe, não raro presentes na mídia local, e levar informação correta acerca de assuntos-chave ao público.
Para saber mais sobre o ICArabe, acesse http://www.icarabe.org.br/

Serviço:
Encontro com a escritora libanesa Joumana Haddad
Quando: 18 de novembro (sexta-feira), às 19h30
Onde: Casa do Saber e Livraria da Vila – Rua Doutor. Mário Ferraz 414 – Jardim Paulistano
Inscrições: tel. 11- 3707-8900
Realização: ICArabe – Instituto da Cultura Árabe e Editora Record