Jogos Universitários Brasileiros deixa saldo positivo em Campinas

Campinas se despede dos JUBs – Jogos Universitários Brasileiros com direito a medalhas de ouro a todos que, de um modo ou outro, contribuíram para a realização do maior evento esportivo acadêmico do país. Durante dez dias, de 4 a 13 de Novembro, a cidade recebeu cerca de 3 mil atletas representantes de 194 Instituições de Ensino Superior dos 26 estados do Brasil e mais o Distrito Federal.

jubs2

Aproximadamente mil pessoas atuaram em equipes de apoio e estrutura, entre elas, 200 voluntários universitários de Campinas e região e do Exército; 15 clubes e ginásios municipais e particulares dispuseram os espaços para as competições; 17 hotéis hospedaram as delegações; sem contar transporte e mais de 14 toneladas de alimentos servidas no período dos Jogos.

O balanço feito pelos organizadores foi positivo e de dever cumprido. “Conseguimos corresponder as exigências do Comitê Olímpico Brasileiro (COB); preenchemos todos os itens do caderno de encargos e os Jogos transcorreram com eficiência, tranqüilidade e qualidade para os atletas de todo o Brasil”, avaliou o secretário de Esportes e Lazer, Gustavo Petta, que esteve no domingo, dia 13 de novembro, na entrega de medalhas e troféus para as equipes que disputaram as finais dos Jogos.

Petta lembrou que a cidade ganhou com a movimentação da economia, hotéis, restaurantes, compras, serviços e turismo; com a visibilidade nacional de receber atletas com participações em Jogos Olímpicos, Pan-americanos e Campeonatos Mundiais, além da experiência em poder sediar um evento tão importante e deste porte.

“Os JUBs credenciam Campinas a alçar voos maiores como receber seleções da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas em 2016”. Para o secretário, os JUBs foram um sucesso graças ao envolvimento de vários setores da Prefeitura, além das secretarias de Esportes e Lazer, de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, como também do SAMU, Sanasa, Secretaria Pública, Secretaria da Saúde, Secretaria de Cultura, Setec e outras.

O diretor geral das Olimpíadas Universitárias JUBs 2011 e Gerente de Iniciação, Fomento e Eventos do Comitê Olímpico Brasileiro, Edgar Hubner, agradeceu a Prefeitura de Campinas pelo empenho em sua realização e o povo campineiro pelo seu carinho. “Esperamos ter deixado importantes legados para a cidade, que foi a primeira do estado de São Paulo e da região Sudeste a sediar as Olimpíadas Universitárias", disse Edgar.

Olimpíadas Universitárias

As Olimpíadas Universitárias JUBs 2011 são uma realização do COB em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e o Ministério do Esporte, tendo apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE). A partir de agora as atenções se voltam para a cidade paranaense de Foz do Iguaçu, sede da edição de 2012.

O evento em Campinas contou com a presença de atletas com participações em Jogos Olímpicos, Pan-americanos e Campeonatos Mundiais, como Rosângela Santos, Sabine Heitling e Thiago Salles, do atletismo; João Luiz Gomes Jr, Henrique Martins e Edvaldo Valério, o Bala, da natação; Fabiana Manfredi e Ivana da Silva, do basquete; os jogadores de handebol Maik Morelli, Fábio Vanini, Guilherme Oliveira e Franklin Bezerra; além das judocas Edinanci Silva, Giulia Penalber e Raquel Silva.

Destaques de cada modalidade das Olimpíadas Universitárias JUBs 2011

Atletismo: Destaque para duas medalhistas do Pan Guadalajara 2011: a carioca Rosangela Santos (UCB-RJ) e a gaúcha Sabine Letícia Heitling (UNISC-RS), além do carioca Thiago de Jesus Sales (Universo-RJ).

Rosangela ganhou a medalha de ouro nos 100m rasos e no 4x100m rasos; Sabine foi campeã nos 3000m com obstáculos e nos 1500m rasos e bronze nos 4x400m. Thiago foi o vencedor em três provas: 400m com barreiras, 4x100m e 4x400m rasos.

No feminino, por Instituição de Ensino, a primeira colocada foi a Universidade Castelo Branco (RJ), com 132 pontos, seguida da Universidade Paulista (SP), com 128 pontos, e da Faculdade Maurício de Nassau (PE), com 94 pontos.

No masculino, a liderança foi da Universidade Salgado de Oliveira (RJ), com 160 pontos. A Universidade Castelo Branco (DF), com 156 pontos, ficou na segunda posição seguida da Faculdade Maurício de Nassau (PE), com 98,5 pontos.

Basquete: Na final do torneio feminino da Divisão Especial, a Uniasselvi (SC) superou a Uni Sant'anna (SP) por 74 a 66 e garantiu o título invicto, O terceiro lugar ficou com a Universidade Castelo Branco (RJ).

No masculino, a Uni Sant'anna (SP) foi campeã com a vitória sobre a Unoesc (SC) por 91 a 87. A Cescage (PR) ficou na terceira posição.

Na Primeira Divisão feminina, ouro para a SECAL (PA) e prata para a UFPA (PA). No masculino, a Fasipe (MT) foi a campeã e a UFU (MG) a vice. As duas primeiras colocadas da Primeira Divisão garantiram a vaga na Divisão Especial em 2012.

Futsal: A Unisul (SC) garantiu o título do torneio masculino da Divisão Especial ao superar a Upis (DF) por 5 a 2, na prorrogação. Na disputa do bronze a Unifor (CE) goleou o Anhembi-Morumbi (SP) por 6 a 4.

No feminino, as catarinenses da Unesc levaram a melhor sobre a Unifor (CE) por 5 a 2. A Faculdade Dom Bosco (PR) derrotou a Unip (SP) por 3 a 2 e garantiu a medalha de bronze.

Na Primeira Divisão as duas primeiras colocadas que se classificaram para a Divisão Especial em 2012 foram UCB-DF (campeã) e Ulbra-RS (vice), no feminino; e IJN/Faro-RO (campeã) e Estácio Atual-RR (vice).

Handebol: O campeão do torneio masculino da Divisão Especial foi a UNIP (SP), com um time de astros, que contou com Maik, Vanini, Gui e Diógenes. A medalha de prata foi para o AESO (PE) e a de bronze ficou com a UCB (RJ).

No feminino, a Universidade Paranaense, de Cianorte (PR), conquistou o título. O time paranaense era formado por quatro jogadoras que conquistaram a inédita medalha olímpica nos Jogos da Juventude de Cingapura 2010: as pontas Larissa Araujo e Daise Souza, a Dadá, a armadora Keila Alves e a pivô Fernanda Marques. A segunda colocada foi a Doctum/FABAVI (ES) seguida da AESO (PE).

Na Primeira Divisão, com vaga garantida na Especial 2012, as campeãs e vices foram: FACEX (RN) e FASIPE (MT), no feminino, e UCB (DF) e CEAP (AP), no masculino.

Judô: Bicampeã dos Jogos Pan-americanos e com participação em quatro edições dos Jogos Olímpicos, a judoca paraibana Edinanci Silva fez sua estreia nas Olimpíadas Universitárias, defendendo a UNIP-SP. Aos 35 anos, a judoca foi o destaque da modalidade ao ganhar duas medalhas de ouro, no meio-pesado e na absoluto.

Destaque ainda para o judô piauiense com Stanley Torres e Francinaldo Segundo, o gigante de 1,90m e 145kg, Na classificação geral, por Instituição de Ensino, as primeiras colocadas foram a Universidade Paulista (UNIP-SP), no feminino, e Universidade Castelo Branco (UCB-DF), no masculino.

Natação: Henrique Martins, Jéssica Veronez, Larissa Oliveira e Betina Lorcheitter, todos da UNIP (SP), deixam Campinas (SP) somando, juntos, 23 medalhas de ouro. Destaque para Larissa Oliveira, com oito medalhas de ouro, e Henrique Martins, com cinco, que conquistaram o troféu de melhor índice técnico da competição.

Na classificação geral feminina, a Universidade Paulista (UNIP-SP) terminou em primeiro lugar, com 340 pontos, seguida da Universidade Salgado de Oliveira (Universo-RJ), com 171pts, e da Faculdade Maurício de Nassau (PE), com 79,5pts.

No masculino, a UNIP também foi a primeira colocada com 315 pontos. Em segundo terminou a Universo (RJ), com 111,5 pontos, e, em terceiro, o Centro Universitário do Maranhão (UNICEUMA-MA), com 88 pontos.

Vôlei: Na Divisão Especial feminina a medalha de ouro ficou com a Universidade Paulista (UNIP-SP), que derrotou na final a UNOChapecó (SC) por 3 a 2.

Na decisão masculina, o título ficou com a equipe da Faculdade Politécnica (MG), que ganhou da Faculdade Maurício de Nassau (FMN-PE) por 3 a 0.

Na Primeira Divisão, as duas primeiras colocadas que garantiram o acesso à Divisão Especial em 2012 foram: UCDB (MS) e Universo (RJ), no feminino, e Universo (RJ) e FAA (GO), no masculino.

Xadrez: No masculino, a competição reuniu 20 enxadristas ranqueados na Federação Internacional de Xadrez (FIDE), sendo três Mestres Internacionais (MI). O pernambucano Vinícius Tiné, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-PE), conquistou a medalha de ouro ao somar 6,5 pontos em sete partidas disputadas. A prata ficou com o paranaense Ernani Francisco Choma (UTF-PR) e o bronze com o paulista Marcos Vinicius Pires (UFSCAR-SP).

No feminino, a campeã foi Janine Martinez, da Universidade Paulista (UNIP-SP), com 6 pontos. Na segunda posição ficou Vivian Heinrichs, também da UNIP-SP. E Cintia Rocha Leão, da UNIPAR-PR, foi a terceira colocada. Na classificação geral por Instituição de Ensino as primeiras colocadas foram a UNIP-SP, no feminino, e a UFRN-RN, no masculino.

De Campinas
Com informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal