Sem categoria

Cuba: produção agropecuária cresce 7,2% após reformas

O governo de Cuba anunciou que a produção agropecuária nacional aumentou em 7,2% nos primeiros nove meses do ano, período em que o setor privado ampliou sua participação dentro do país.

Os dados são da Secretaria Nacional de Estatísticas (ONE, na sigla em espanhol), e excluem a cana de açúcar e as produções caseiras feitas dentro do perímetro urbano. O governo abriu outra possibilidade ao trabalho privado ao aprovar vendas de alimentos agrícolas produzidos em áreas cultiváveis de casas populares.

Calcula-se ainda que as produções de agricultores particulares tenham aumentado em 15% durante o período analisado, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Essa mudança se deve principalmente a um processo de entrega em usufruto de terrenos estatais para que trabalhadores particulares pudessem exercer 23 das 181 modalidades de atividades privadas que foram aprovadas pelo governo em 2010.

Desde que assumiu o governo, em 2008, o presidente Raúl Castro vem tomando uma série de medidas econômicas que pretendem modernizar a economia da ilha. Essas reformas têm como objetivo "atualizar" o socialismo cubano.

Com Ansa