Sem categoria

Delegação do PCdoB inicia visita a Cuba

Uma delegação do PCdoB liderada pelo presidente nacional do Partido, Renato Rabelo, parte nesta terça-feira (8) para Havana, a convite do Partido Comunista de Cuba (PCC). Além de Rabelo, participam da visita Ricardo Abreu, secretário de Relações Internacionais do PCdoB, a senadora Vanessa Graziotin — da Comissão Política e presidente do grupo parlamentar Brasil-Cuba — e Ronaldo Carmona, da Comissão Internacional.

Ao longo da semana, a delegação cumprirá intensa agenda política na ilha socialista, em encontros com dirigentes políticos, sociais e intelectuais. Na pauta, a solidariedade dos comunistas brasileiros contra o bloqueio à Cuba e em apoio aos cinco heróis cubanos presos injustamente nos Estados Unidos; discussões sobre a situação internacional e latino-americana, as relações entre Brasil e Cuba e entre os dois partidos.

As relações entre o PCdoB e o PCC remontam ao período imediatamente posterior a vitória da Revolução de 1959. Nos anos 60, João Amazonas e Maurício Grabois estiveram com Fidel Castro e Che Guevara, nas comemorações do primeiro de maio. Amazonas voltaria a encontrar-se com Fidel em 1989, no Brasil.

As mais recentes visitas do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo ocorreram 2002 e 2007. Desde a última visita, houve importantes acontecimentos em Cuba, em especial o 6º Congresso do PCC, em abril deste ano, que adotou decisões sobre a atualização do socialismo. O Partido Comunista Cubano convocou para janeiro 2012 uma Conferência.

Da redação, com informações da Secretaria de Relações Internacionais