Conferência Estadual: Patinhas enaltece militância comunista
Durante discurso proferido no ato de abertura da 20ª Conferência Estadual do PCdoB no Ceará, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), presidente estadual da sigla, saudou a militância comunista, fez um balanço das ações do Partido nos últimos anos e enalteceu a presença de representantes de diversos partidos aliados no encontro. Leia a seguir a íntegra do discurso do dirigente comunista:
Publicado 06/11/2011 16:59 | Editado 04/03/2020 16:30
Saudações aos presentes que participam conosco de uma aliança que permite avanços no estado, a implementação de um projeto de desenvolvimento, nucleado por obras estruturantes dirigidas por Cid Gomes. Muito nos honra a presença de vocês.
Saudações aos delegados (as), gloriosa militância do PCdoB representada por vocês, militância que nunca fugiu da luta – mesmo nos momentos mais difíceis, que representa um orgulho para o nosso Partido.
Nosso país iniciou um novo ciclo político com o governo Lula abrindo caminho para a construção de um Brasil soberano, próspero, democrático e justo.
A presidente Dilma nos seus 10 meses de mandato firma sua liderança junto à sua base política, social e perante o povo, aprofundando o projeto iniciado por Lula. Empreende a defesa da economia nacional, diante da gravidade da crise internacional do capitalismo. Contraria o capital financeiro ao promover duas vezes consecutivas a redução da taxa Selic de 0,5%.
Setores reacionários articulados com parte da grande mídia que detém o monopólio da comunicação, não se conformam com o ciclo progressista vivido pelo Brasil e América Latina: inspirados nas tramas golpistas que, no passado, culminaram no suicídio de Getúlio Vargas e na deposição de João Goulart, em 1964, buscam desestabilizar o governo Dilma, realizando, desde o início de seu mandato, uma incessante campanha de calúnias, manipulando falsamente a justa bandeira da ética. Recentemente estes setores investiram contra o Ministro do Esporte, Orlando Silva e atacaram a honra do PCdoB visando desacreditá-lo. Criam um verdadeiro “Tribunal de Exceção” onde sem provas denunciam, julgam e condenam. Buscam substituir o Poder Judiciário, numa ameaça grave ao Estado de Direito existente no país.
Orlando Silva saiu do ministério com a cabeça erguida. Desde o início defendeu com altivez sua honra e dignidade, transmitindo a segurança de que a verdade prevalecerá sobre as odiosas injúrias e calúnias.
O PCdoB se orgulha de sua trajetória de 90 anos de luta pela democracia – indo até as últimas consequências nos períodos ditatoriais – de luta pelos direitos dos trabalhadores, pela soberania do nosso país, abrindo caminhos para a construção de uma sociedade socialista no Brasil. Somos uma legenda histórica, fiéis aos nossos princípios, com um Programa Socialista adequado ao momento atual e à realidade brasileira, que busca a união de amplas forças políticas e sociais para o êxito do governo Dilma, de um Brasil mais desenvolvido, justo e soberano. A sua respeitabilidade, o seu papel na atual cena política e o seu crescimento incomoda os setores conservadores que partem para ataques raivosos e inescrupulosos contra o nosso Partido. Como afirmou o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, “Não nos intimidamos diante destas tentativas e manobras para desmoralizar o Partido, que tem história, fisionomia e ideologia. Não nos intimidamos. Aliás, na nossa história nunca nos intimidamos”
Companheiros delegados (as):
No Ceará, chegamos à 20ª Conferência Estadual com o Partido estruturado em 154 municípios. Aos (às) companheiros (as) das cidades do interior aqui presentes, antigos e novos filiados, nossa fraterna saudação e a compreensão de que juntos com a nossa combativa militância estamos construindo um sólido Partido Comunista em todas as regiões do estado, com centenas de lideranças expressivas e respeitadas na sociedade.
A companheira Gilse Cosenza, aqui homenageada com a Comenda Bergson Gurjão, por sua trajetória de lutas e em reconhecimento do seu papel na reorganização do Partido no Ceará, não poderia imaginar quando, em 1975, chegou ao nosso estado, com o camarada Abel Rodrigues, que o seu trabalho cuidadoso, minucioso e paciente, iniciado com o primeiro contato com o nosso companheiro Benedito Bizerril, levaria, três décadas após, a um Partido consolidado, respeitado, em expansão permanente e contribuindo para que o Ceará atinja um estágio superior de desenvolvimento econômico e social, sob o governo Cid.
Somos um Partido no estado com presença marcante, persistente e permanente, em muitas e diversas frentes em que a população se organiza com o objetivo de lutar por suas reivindicações específicas associadas com bandeiras nacionais, tais como redução da taxa Selic de juros, 10% do PIB para a educação, redução da jornada de trabalho para 40 horas, ampliação de recursos para a saúde. Entendemos o fortalecimento e unificação do movimento social como fatores impulsionadores das mudanças que se desenvolvem no país.
No movimento sindical somos a principal força na estruturação, desde 2008, da CTB. A UJS é a organização política com maior destaque na atuação juvenil. A UBM se consolida no trabalho de emancipação das mulheres, a UNEGRO na luta contra discriminação racial. Temos presença de destaque no movimento comunitário. Participamos das frentes de luta pelo direito das pessoas com deficiência, dos idosos, pela livre orientação sexual, em defesa do meio-ambiente, da cultura nacional e regional. Somos um Partido de militância crescente nos movimentos sociais.
Temos uma Escola de Formação política de quadros e militantes. Através da Fundação Maurício Grabois realizamos debates, seminários sobre o desenvolvimento do Nordeste e do Ceará. O Portal Vermelho é um dos portais políticos mais acessados no estado. O CEBRAPAZ realiza permanentes debates e campanhas contra a guerra e por uma sociedade de paz, de harmonia entre os povos.
Este é o PCdoB de 90 anos de história, de múltiplas atividades que se somam com a ação na frente institucional e eleitoral. Aumentamos, de forma considerável, nos últimos anos, a nossa presença nos parlamentos e em cargos executivos, notadamente após a eleição, ao lado de Cid governador, do Senador Inácio Arruda, primeiro senador comunista depois de Luís Carlos Prestes.
Nesse processo de Conferência, vocês delegados (as) em cada município iniciaram o debate, a preparação para o pleito eleitoral de 2012, onde todos os Partidos buscam acumular posições para as eleições de 2014. Dentre o expressivo número de novos filiados há que se destacar mais de uma centena de líderes políticos que engrossaram as nossas fileiras, fortalecendo o time comunista para a próxima eleição.
Dos 154 municípios onde estamos organizados, buscaremos, com os partidos aliados, a construção de candidatura própria a prefeito em torno de 34 municípios. Entre estes, destacamos Fortaleza, onde construímos uma trajetória de disputa majoritária, com grandes vínculos com a cidade, conhecimento de sua realidade e identificação com seus anseios. Na capital, pela sua importância, apresentaremos nossa candidatura aos partidos que constituem a base aliada da prefeita Luizianne Lins e do governador Cid Gomes, buscando construir em conjunto a melhor proposta para a cidade. Em Maranguape, Crateús, Potengi, Farias Brito (recém-filiado ao Partido), lutaremos pela reeleição dos atuais prefeitos. No Graça, buscaremos dar continuidade à gestão da nossa jovem e dinâmica Augusta Brito. Noutras médias e pequenas cidades onde temos candidatos competitivos com chances de vitória.
Companheiros delegados (as)
A disputa municipal, nas condições atuais, é um momento propício para o crescimento do Partido no Ceará. Faremos o bom e democrático de bate e buscaremos projetar nossos líderes, massificar o nosso 65, divulgar nossas propostas para cada município e, ao conquistar a vitória, governar bem, com competência, honestidade e zelo pelo interesse público. O nosso fortalecimento contribui para fortalecer também a frente comprometida com o projeto de desenvolvimento do Ceará, comandado pelo governador Cid Gomes, para sua continuidade e consolidação após 2014.
Em 120 cidades onde ainda estamos organizados apoiaremos com toda a seriedade e garra que caracterizam o PCdoB, candidaturas majoritárias de partidos parceiros como PSB, PT, PMDB, PDT, PTB e demais partidos da frente.
Em todos os 154 municípios fazemos um pedido a nossa militância e amigos para se empenharem na eleição de pelo menos 1 vereador em cada um deles em 2012.
Companheiros delegados (as) – partidos aliados que nos honram aqui com sua presença, temos a convicção de que a construção de um grande Brasil, próspero, respeitado no mundo, com igualdade social e regional, não é exclusividade de um único partido – por maior que ele seja – e, sim, obra de uma frente de partidos unificados em torno de objetivos programáticos comuns – tendo cada um a sua identidade e buscando o seu fortalecimento. Nós, os comunistas cearenses buscamos dar a nossa contribuição ao Partido no Brasil para que alcance um papel político de maior relevo na quadra histórica que vivemos de transformação do nosso país.
Muito obrigado.
Carlos Augusto Diógenes Pinheiro
Presidente Estadual do PCdoB Ceará