Aberta a maior Conferência Estadual da história do PCdoB do Ceará
“Esta é a maior Conferência do PCdoB do Ceará. Tanto em número de participantes, quanto em dimensão do partido”. Com essas palavras, o secretário de Organização do PCdoB no Ceará, Abel Rodrigues, declarou aberta a 20ª Conferência Estadual do partido, às 9h30 da manhã deste sábado, 5/11, com os participantes lotando o auditório da Faculdade de Direito da UFC, em Fortaleza.
Publicado 05/11/2011 15:55 | Editado 04/03/2020 16:30
“Partido mais forte, amplo e influente” é a palavra de ordem na 20ª Conferência, que avalia os passos dados pelo PCdoB até o momento e projeta perspectivas para os anos seguintes, com destaque para as perspectivas de projeto eleitoral para 2012 e para as atividades relativas aos 90 anos da sigla.
Luis Carlos Paes, presidente do Comitê Municipal do PCdoB de Fortaleza, fez a leitura do Regimento Interno da Conferência, para debate e aprovação com todos os participantes. O regimento, aprovado por unanimidade, inclui a entrega da Comenda Bergson Gurjão à camarada Gilse Cosenza, “em carinhoso reconhecimento pelo seu papel e dedicação na reestruturação do PCdoB do Ceará, a partir de 1975, pela sua coragem na luta contra a Ditadura Militar, em defesa da democracia e das liberdades”.
A 20ª Conferência Estadual do PCdoB foi precedida da realização de nada menos que 125 conferências municipais em todas as regiões do Ceará. Hoje o partido está presente oficialmente em 154 dos 184 municípios cearenses, confirmando as dimensões inéditas da atual Conferência, também transmitida ao vivo, via twitcam, com o link livestream.com/depchicolopes.
Foi aprovada, em seguida, a lista de nomes para a Mesa Diretora da Conferência, bem como para a Comissão Eleitoral e a Comissão de Resoluções. Com a presença do presidente do Comitê Estadual do PCdoB do Ceará, Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, e dos demais membros da Mesa Diretora, foi convidado à tribuna o deputado federal Osmar Júnior (PCdoB-PI), representante especial da bancada federal do partido e do Comitê Nacional do PCdoB na 20ª Conferência Estadual.
“Trago os cumprimentos especiais do nosso presidente Renato Rabelo e de toda a direção nacional do partido aos camaradas que participam desta Conferência”, saudou Osmar Júnior, líder da bancada federal do partido. “A seção do PCdoB do Ceará tem sido uma das que mais têm contribuído neste momento de crescimento do partido no Brasil”, ressaltou Osmar.
Defesa da democracia
Osmar Júnior destacou o papel histórico do PCdoB na defesa da democracia e na manutenção da posição soberana do Brasil, frente às correntes neoliberais e às dificuldades da economia internacional. “A democracia foi que permitiu estarmos nesse espaço diferenciado. Se não tivéssemos conquistado a eleição do presidente Lula e a formação de um novo polo de poder, o Brasil e outras países poderiam estar hoje formando a Alca, trazendo a crise dos Estados Unidos para dentro da América do Sul”.
“Não é por acaso que enfrentamos agora um forte ataque aos partidos, especialmente aos do campo da esquerda”, acrescentou Osmar Júnior, sobre as tentativas de limitar a participação partidária e “retirar qualquer possibilidade de um partido nos moldes do nosso ganhar espaço e chegar ao poder no País”.
“Dentro desse quadro de defesa da democracia, não vamos aceitar que o nosso partido seja criminalizado, seja jogado na lama. A campanha feita agora contra o PCdoB se insere dentro dessa campanha pela limitação do espaço democrático no Brasil, para liquidar os partidos do campo popular, para liquidar a capacidade de intervenção do movimento social brasileiro na vida política de nosso País”, destacou Osmar. “Esta é uma batalha fundamental a ser travada neste momento por nosso partido”.
Desenvolvimento
Osmar Júnior também enfatizou a necessidade de priorizar os investimentos do Governo Federal no campo social e no desenvolvimento, em detrimento do pagamento de juros. “Manter esse pacto é matar a possibilidade de o Brasil aprofundar esse ciclo de desenvolvimento que ele está experimentando desde o governo do presidente Lula”, afirmou, conclamando todos do PCdoB a seguir na luta pela afirmação da democracia e por uma direção mais ousada do governo, no caminho do desenvolvimento nacional. “Tenho certeza que a 20ª Conferência do PCdoB no Ceará vai dar mais este grande passo”, complementou.
Ato Político: participação
O Ato Político de instalação da Conferência contou, além da homenageada Gilse Consenza, com a participação de lideranças, parlamentares e prefeitos do PCdoB e de vários outros partidos. Do senador Inácio Arruda aos deputados federais Chico Lopes e João Ananias e à vereadora de Fortaleza Eliana Gomes, todos do PCdoB. Do governador Cid Gomes (PSB) e dos deputados federais Mauro Benevides (PMDB), José Arnon (PTB), Danilo Forte (PMDB) e Artur Bruno (PT) aos deputados estaduais Antônio Carlos (PT, líder do governo na Assembleia Legislativa do Ceará), Mauro Filho (PSB, secretário de Estado da Fazenda) e Roberto Cláudio (PSB, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará). De Papito Oliveira e Francisco Soares, representantes do PDT, a Reginaldo Moreira, presidente do PMN.
Entre os prefeitos, Eliene Brasileiro, de General Sampaio, presidente da Associação de Prefeitos do Ceará; Augusta Brito, prefeita de Graça; Samuel Alencar, de Potengi; Clodoveu Arruda, de Sobral; José Vandevelder, de Farias Brito; Carlos Felipe, de Crateús, e George Valentim, de Maranguape. Vice-prefeitos como José Simão, de Quixelô, Alexandre Tomás, de Ubajara, e Dra. Rejane, de Farias Brito, também prestigiaram a Conferência.
O Secretário Estadual de Saúde, Arruda Bastos, o Secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza, Evaldo Lima, o secretário do Procon Fortaleza, João Ricardo, o secretário de Educação de Maranguape, Gilvan Paiva, e o presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, Chico Barbeiro, também participaram do Ato Político. Assim como Gorete Fernandes, presidente da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, Gorete Fernandes; Ivo Braga, diretor da UNE no Ceará; Vinícius França, diretor da UBES no Ceará; Flávio Vinicius, presidente estadual da União da Juventude Socialista (UJS); Francileuda Soares, coordenadora da União Brasileira de Mulheres; Marta Brandão, vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) no Ceará, entre várias outras lideranças sociais, sindicais, culturais e políticas.
Ataques
Agradecendo a presença de tantas lideranças, o presidente do Comitê Estadual do PCdoB, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), fez referência aos recentes ataques sofridos pelo partido, por parte de setores da grande imprensa. “Inspirados nas tramas golpistas, que no passado culminaram no suicídio de Getúlio Vargas e na deposição de João Goulart, tentam desestabilizar o governo Dilma, manipulando falsamente a justa bandeira da ética. Buscam substituir o Poder Judiciário, numa ameaça grave ao Estado de Direito”, afirmou.
Para Patinhas, a recente exploração de denúncias, sem quaisquer provas, relativas às atividades do Ministério dos Esportes, exemplifica um comportamento preocupante por parte desses setores da mídia. “Orlando Silva saiu do Ministério com a cabeça erguida, transmitindo segurança de que a verdade prevalecerá sobre as injúrias e calúnias”, reforçou, citando que o PCdoB permaneceu unido e forte, dando continuidade a seu trabalho no Ministério e em outras importantes frentes de atuação do Governo Federal. “Não nos intimidamos diante desses ataques, como, na nossa história, nunca nos intimidamos”.
Estruturação, bandeiras e eleições
Patinhas ressaltou a dimensão adquirida pelo PCdoB no Ceará. “Estamos construindo um sólido Partido Comunista, em todas as regiões do Estado, com centenas de lideranças expressivas na sociedade”, afirmou. E destacou as grandes bandeiras nacionais do partido na atualidade, como a aplicação de 10% do PIB para investimento em educação e as lutas pela redução dos juros e da jornada de trabalho.
O presidente do Comitê Estadual também falou sobre o projeto eleitoral para 2012. “É um momento propício para o crescimento do partido. Faremos o bom debate, procuraremos ampliar nossa participação e ao conquistar vitórias procuraremos governar bem”. Patinhas citou a necessidade de “construir em conjunto a melhor proposta para Fortaleza” e adiantou uma perspectiva de continuidade do campo popular reunido em torno do projeto que dá sustentação ao governador Cid Gomes, ressaltando a disposição do PCdoB em apoiar os partidos parceiros da frente.
“Fazemos um pedido, só um: que nossa militância se empenhe para a eleição de pelo menos um vereador em cada um desses 154 municípios onde estamos estruturados”, propôs Patinhas, falando também sobre o campo nacional. “A construção de um grande Brasil não é exclusividade de um único partido, por maior que ele seja. Nós, comunistas cearenses, buscamos dar a nossa contribuição ao partido no Brasil, para que alcance um papel político de maior relevo na quadra histórica que vivemos, de transformação do nosso País”.
Cid Gomes e o PCdoB
O deputado federal Mauro Benevides (PMDB) lembrou os tempos de luta contra a Ditadura Militar e rumo à democracia, ressaltando a coragem sempre demonstrada pelo PCdoB. Já o governador Cid Gomes parabenizou o PCdoB pela homenagem prestada a Gilse Cosenza e enfatizou sua relação pessoal de 17 anos com o partido. “Essa relação começa mais fortemente quando me candidatei à presidência da Assembleia e tive o apoio do PCdoB, então com nosso companheiro Inácio”, afirmou, lembrando as posteriores candidaturas a prefeito de Sobral e a governador do Ceará.
“Essa relação com certeza deverá perdurar por todo esse período em que tenho a honra e a responsabilidade de governar o Estado do Ceará”, acrescentou Cid Gomes, lembrando também o apoio do PSB à candidatura de Inácio à Prefeitura de Fortaleza em 2004. “Infelizmente não foi naquela vez. 2012, se Deus quiser, vamos construir”, declarou, ressaltando ainda a vitória na eleição de Inácio para o Senado.
“Não é uma aliança conjuntural, ocasional. Nem só nos momentos eleitorais, e sim com toda a gestão. Podemos ter visões diferentes, mas temos uma aliança com o caminho de mudanças do Brasil, de consolidar a democracia, não só na política, mas na renda, na qualidade de vida do povo brasileiro”, ressaltou Cid Gomes.
“A redução da taxa de juros e da jornada de trabalho também são bandeiras nossas. No meu governo, é uma honra poder contar com a participação do PCdoB, com avanços significativos na saúde, que vão ficar na história, com o trabalho de João Ananias e Arruda Bastos”, detalhou o governador, agradecendo ao PCdoB e conclamando o partido a seguir integrando a aliança em favor do Ceará.
“É fundamental que, com muita humildade, todos nós aprofundemos o debate para a sucessão em Fortaleza. Se nos dividirmos aqui, isso apontará uma perspectiva muito ruim para o futuro. Se estivermos juntos, significará uma perspectiva de muitos frutos ainda que essa união tem a dar para Fortaleza e o Ceará”, concluiu o governador.
Contribuição do PCdoB
“A presença do PCdoB tem sido fundamental para esse novo momento do Governo Federal e do Governo do Estado”, ressaltou, por sua vez, o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Claudio. “Aqui me sinto em casa, com companheiros e companheiras desde o movimento estudantil, e isso emociona muito a gente. Sem o PCdoB a história do Brasil não seria a mesma”, testemunhou o deputado estadual Antônio Carlos (PT).
Coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional, o deputado federal José Arnon (PTB) ressaltou o trabalho conjunto dos partidos para a administração do Ceará e do Brasil: “A gente pode ter até caminhos distintos, mas com objetivos comuns, de lutar pelo desenvolvimento do Brasil. Torço por esta grande aliança nacional e estadual”.
Francisco Soares, representante do PDT, destacou a contribuição do PCdoB para a reconstrução da democracia no Brasil. Marta Brandão, vice-presidente da CTB, representou as entidades sindicais e estudantis ao destacar os movimentos sociais como “força-motriz para a luta do partido em prol do povo brasileiro”.
Encerrando o Ato Político, o senador Inácio Arruda revisitou diversos momentos da trajetória histórica do PCdoB e ressaltou o projeto que vem sendo construído no Ceará, com grandes avanços em áreas como saúde, educação, abastecimento hídrico, empreendedorismo, turismo e novas tecnologias. Também falou sobre o plano nacional – “O que fortalece o futuro é reunir um conjunto de partidos com grande compromisso com o Brasil. Por isso os partidos sofrem tantos ataques” – e o cenário da sucessão municipal: “Existe espaço para que nossos dirigentes encontrem uma solução que permita uma disputa saudável. E em Fortaleza temos que eleger no mínimo três vereadores, para ter um papel redobrado”.
Ainda se referindo à capital cearense, Inácio destacou o protagonismo que a cidade vive diante do país e do mundo. “Seremos sede da Copa de 2014. Fortaleza será palco de seis jogos do mundial, dentre eles partidas da Seleção Brasileira. É preciso um projeto que dê uma sacudida na cidade. Precisamos de um projeto para mudar a face da cidade de Fortaleza”, enfatizou.
De Fortaleza,
Dalwton Moura
Leia também:
Comunistas cearenses homenageiam Gilse Cosenza
Comunistas prestigiam 20ª Conferência Estadual do PCdoB/CE