Expectativa em torno da maior Conferência estadual do PCdoB/CE

“Estamos prestes a participar da maior Conferência Estadual do PCdoB no Ceará, tanto na quantidade quanto na qualidade”. É com entusiasmo que Abel Rodrigues, Secretário de Organização do Partido, comenta a expectativa em torno da realização da plenária final dos comunistas. O encontro que será realizado nos dias 05 e 06 de novembro, no auditório da Faculdade de Direito da UFC em Fortaleza, deverá reunir mais de 500 pessoas.

Os números confirmam. Ao longo dos últimos meses foram realizadas 125 conferências municipais do Partido no Ceará, em todas as regiões do estado. “O PCdoB está presente, oficialmente, em 154 dos 184 municípios cearenses. Dos 154 cidades, 29 são comitês provisórios do Partido”, destaca Rodrigues.

Nesses encontros, foram realizados debates com os filiados sobre o programa do Partido, o projeto eleitoral para cada município e ainda a eleição dos novos comitês municipais do PCdoB, além da escolha dos delegados que participarão da plenária final. “Os mais de 300 delegados eleitos representarão os demais filiados na Conferência. Este é um momento fecundo, fértil para o Partido”, destaca o dirigente comunista ressaltando que o crescimento não se restringe ao cenário local, mas também nacional.

Fortalecimento do PCdoB

“Este ano confirmamos centenas de filiações de pessoas que vêem no PCdoB um Partido como opção de política séria, com relação mútua entre direção e filiado e ainda com democracia partidária”, ratifica Rodrigues. Segundo o comunista, o Partido equilibra uma trajetória de luta com uma perspectiva moderna de atuação. “Antes, vivíamos à margem da política, enquanto hoje parece que amedrontamos forças reacionárias com nossa capacidade de lidar com os desafios”, desabafa. “Fomos taxados de comer criancinhas, de subversivos; agora as ferramentas de ataques são outras. Eles tiraram muitas vidas, nossa liberdade, mas jamais conseguirão tirar nossa honra”.

Ainda sobre as recentes calúnias contra o PCdoB, Rodrigues considera: “Se pensam que vão minar nossas forças, estão enganados. Estaremos cada vez mais unidos e convictos da nossa missão de transformar para melhor nosso país”, ratifica.

E é com sede de defender o Partido que antigos e novos filiados se unirão em torno da realização da 20ª Conferência Estadual do PCdoB no Ceará. “Por isso reafirmo que será a maior plenária também de forma qualitativa. Notamos a ansiedade das pessoas, interessadas em descobrir, se integrar ainda mais à vida partidária e contribuir com o PCdoB. Construímos um Partido aberto, democrático e mantemos uma relação positiva com todos os que dele participam. O PCdoB não tem dono, quem o comanda é sempre o coletivo”.

Participação

E a Conferência Estadual virá para integrar os comunistas e coroar o rico processo de debates que vêm acontecendo no Ceará. “É a valorização da vida militante, que não quer só ter número no cartório, mas que busca ter voz e participação junto ao Partido, contribuindo com diversas formas de se fazer política de forma democrática”, ratifica Rodrigues.

O Secretário de Organização reforça a importância de se reunir o maior número de delegados durante a Conferência Estadual. “Ela deve ser o mais representativa possível, com a participação efetiva de todos. A expectativa é reunir os mais de 300 delegados no encontro. Se somarmos convidados e amigos do Partido, deverão exceder a 500 pessoas no ato político de abertura da plenária”, contabiliza.

Rodrigues destaca que a participação dos delegados na Conferência é uma “via de mão dupla”. “Além de representar a cidade, trazer para a plenária a contribuição dos comunistas da sua cidade e enriquecê-la com suas próprias experiências, o delegado terá condições de recolher tudo de positivo que vivenciará e levar como retorno para os comunistas que não puderam participar do encontro”.

O dirigente ressalta que a expectativa em torno da plenária final do PCdoB no Ceará não é apenas para a equipe que está responsável pela organização do encontro. “Soubemos de muitos casos de pessoas que estão organizando comitivas para vir a Fortaleza participar da Conferência. Gente que não é delegado, mas que quer participar deste momento de fortalecimento do Partido. O sentimento que impera é o de unidade e de defesa do PCdoB”, confirma.

De Fortaleza,
Carolina Campos

Leia também:

Internet será grande aliada da Conferência Estadual do PCdoB/CE

Patinhas: PCdoB-CE realizará sua maior conferência estadual