Sem categoria

Coreia do Norte e Estados Unidos reiniciam conversações

Funcionários dos Estados Unidos e da Coreia do Norte iniciaram nesta terça-feira (25), um segundo dia de conversações que abordam o tema do armamento nuclear e as relações bilaterais

A reunião, inicialmente marcada para às 6h (hora de Brasília), foi adiada a pedido da Coreia do Norte, segundo nota da missão diplomática dos EUA em Genebra, que não entrou em detalhes.

O embaixador Stephen Bosworth, enviado especial dos EUA para a questão norte-coreana, deve comparecer a um almoço de trabalho e à sessão vespertina, ambas na missão diplomática norte-coreana, segundo a nota.

Falando a jornalistas na segunda-feira, após o primeiro dia de discussões, Bosworth disse que o processo está "na direção certa", mas que ainda há divergências a resolver.
"Não estou otimista nem pessimista. Como disse, fizemos alguns progressos, mas ainda temos questões a resolver e vamos nos empenhar nisso", afirmou.

EUA e Coreia do Norte iniciaram conversas bilaterais em julho, nos primeiros contatos desde o rompimento do processo multilateral de negociações sobre o programa nuclear norte-coreano, em 2009.

As autoridades norte-coreanas em Genebra não se manifestaram sobre o cancelamento da sessão matinal. A delegação norte-coreana é chefiada pelo vice-chanceler Kim Kye-gwan.

Os EUA e seus aliados exigem que a Coreia do Norte abandone seu processo de enriquecimento de urânio e abra mão do seu arsenal nuclear em troca de receber incentivos políticos e econômicos. As negociações para isso envolviam também China, Japão, Rússia e Coreia do Sul.
Em conversa com o vice-premiê chinês Li Keqiang, o líder máximo da Coreia do Norte, Kim Jong-il, disse que um acordo firmado em 2005 deve servir de base para a retomada das negociações, segundo relato da imprensa chinesa.

Com agências