Assis prega união em audiência sobre campus da UFRGS na Serra

A segunda audiência pública para debater a vinda de um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para a Serra, realizada em Bento Gonçalves nesta segunda-feuira, começou com um alerta do presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), prefeito Waldemar de Carli (PMDB), de que a discussão do local deve ficar para um segundo momento.

assis - ato por ufrgs na serra - Roberto Carlos Dias

De Carli destacou que a universidade tem recebido e-mails com manifestações ofensivas que não contribuem para o alto nível da discussão regional com o foco na conquista. Em seguida, destacou o papel importante que o deputado federal Assis Melo (PCdoB-RS) tem desempenhado frente à luta pela extensão da UFRGS. Na sua manifestação, Assis também pregou a unidade e a mobilização regional como fatores fundamentais para construir "um sonho de uma região, que se mobiliza e organiza, por necessidade".

"No rosto de cada jovem, de cada pai, de professores, que aqui estão, está estampada a esperança. Esse é o olhar que temos de ter ao debater o modelo de universidade que queremos para os nossos filhos e netos", referendou Assis, que teve a fala abafada por diversos momentos por ruidosos aplausos.

Ao fazer a sua intervenção, o vice-reitor da UFRGS, Rui Oppermann, fez questão de ressaltar novamente que Assis começou essa luta ainda quando era vereador de Caxias.

"O deputado Assis foi o primeiro a iniciar essa caminhada pela vinda da UFRGS para a Serra e não tem medido esforços no sentido de ver concretizado o sonho de muitos trabalhadores, estudantes, pais e jovens desta região. Ele tem sido incansável, seja na articulação política em Brasília, seja nas mobilizações na região para ver o campus se tornar realidade", reforçou Oppermann, igualmente pedindo união e reafirmando que a escolha levará em conta diversos fatores técnicos e geográficos.

"O campus da Serra já está contemplado no plano de desenvolvimento institucional da universidade. Portanto, a UFRGS quer vir para a Serra", finalizou Oppermann.

Segundo os organizadores, mais de duas mil pessoas participaram da audiência. A última rodada de discussões na região ocorre em Veranópolis, na próxima sexta-feira, por ser a terra do presidente da Amesne, que está coordenado o processo.

Para o Vermelho,
Roberto Carlos Dias