Sem categoria

Cristina Kirchner terá maioria absoluta no Congresso

A Frente para a Vitória (FPV) obteve um relevante triunfo na eleição para as duas câmeras do Congresso e, com o respaldo de legisladores aliados, terá a maioria absoluta.

De acordo com dados oficiais fornecidos hoje, a FPV conseguiu 82 dos 130 lugares disputados nas eleições de domingo (23), que somados aos 36 com mandato até 2013, dão um total de 118 legisladores próprios, dos 87 que tem na atualidade.

Leia também

Cristina Kirchner é reeleita com vitória esmagadora

 

Acrescenta-se não menos que 17 deputados aliados, chegando assim a 135 legisladores, com o qual ultrapassa, com folga, o número de 129 necessário para obter o quórum no próximo período parlamentar a partir de 10 de dezembro, uma importante carta de triunfo para poder aprovar os projetos de leis remetidos pelo executivo.

Entretanto, no Senado, o FPV arrasou em cinco das oito províncias onde teve eleição para renovar um terço (24) de seus membros, ao ganhar os 15 que pôs em jogo nestas eleições, o que somado aos 14 com mandato até 2013, somam 29, ou seja, maioria simples.

Mas, ao agregar oito legisladores aliados, atinge os 37 lugares necessários para a maioria absoluta a partir de dezembro.

Segundo os levantamentos mais recentes, na disputa pela reeleição, a presidenta Cristina Fernández de Kirchner ganhou com 53,96% dos votos, enquanto seu mais próximo oponente, o socialista Hermes Binner, mal atingiu 16,87%.

A mandatária arrasou em 23 das 24 províncias do país. A exceção foi San Luis onde foi superada por seu adversário Alberto Rodríguez Saá, até agora o governador desse distrito e membro de uma dinastia que mantém o poder desde 1983.

A mandatária, que ostenta em seu currículo ser a primeira mulher na história argentina em chegar à Casa Rosada pela via das urnas, acrescenta agora outro dado sem precedentes: a primeira a ser reeleita.

Fonte: Prensa Latina