Administrador de Brasília debate hoje projeto para a 901 Norte
Messias de Souza, administrador de Brasília, acha que a construção de torres não viola o tombamento e garante que haverá ampla discussão com a comunidade. Hoje, 18 de outubro, às 19h, ele participa de debate na sede do PCdoB-DF, contará também com um representante da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do GDF.
Publicado 18/10/2011 12:04 | Editado 04/03/2020 16:41
O debate sobre o tombamento de Brasília deve ir além dos arquitetos e urbanistas, tendo de ser feito por toda a sociedade. Esse é o desejo de Messias de Souza, que assegurou que o projeto da Terracap para a quadra 901 Norte não viola o tombamento e será discutido com os brasilienses, cabendo a decisão final à Câmara Legislativa.
Para Messias, "Brasília não pode ser uma bolha discutida só por arquitetos". As propostas do governo para a ocupação da quadra podem ser acessadas no site da Administração Regional de Brasília e o projeto ainda está em fase de elaboração. Está prevista a construção de 14 torres de 45 metros de altura, com 15 andares; ou 11 torres de 55 metros de altura, com 18 andares. "Mas as propostas ainda não estão fechadas, elas foram expostas à discussão", garantiu o administrador.
A minuta do projeto de lei complementar que transforma a área de 85 mil metros quadrados em lote único a ser vendido a uma só empresa já está pronta para ser levada à audiência pública em 21 de outubro. Mas como a audiência não tem caráter deliberativo, nada impede o governo de levar seu projeto adiante. Messias alega que os questionamentos, até mesmo os contrários, serão avaliados pelo governo. "E, ao final, quem vai deliberar é o Legislativo."
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está estudando o projeto, para verificar se há ou não violação ao tombamento do Plano Piloto como patrimônio da humanidade. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios faz diversos questionamentos ao projeto. Um deles é que o terreno seja transformado em lote único a ser vendido a uma única empresa. Mas o administrador argumenta que isso é "para aproveitar melhor a quadra".
O Comitê Regional do PCdoB-DF fica no SDS ed. Venâncio Júnior, sala 201 – Brasília-DF – Telefone : (61)-3321-6565