Panamericano: Guadalajara se preparou como atleta, diz comitê
O diretor do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos, Carlos Andrade Garín, comparou a preparação da cidade mexicana ao treinamento de um atleta empenhado em chegar à competição em plena forma.
Publicado 14/10/2011 17:28
"O negócio é chegar bem na hora decisiva, como os atletas confiantes em alcançar sua melhor forma para lutar por medalhas", disse Garín à Agência Efe nesta quarta-feira.
O dirigente disse sentir satisfação por ver tremulando as bandeiras dos países na Vila Pan-Americana, um símbolo de que Guadalajara alcançou um sonho iniciado em 1995, quando foi apresentada pela primeira vez a ideia de sediar a competição continental.
"A história começou em 1995, quando buscamos o sonho de organizar o Pan-Americano de 2003, mas em 1998 escolheram Santo Domingo. Deixamos passar a candidatura dos Jogos de 2007, e depois ganhamos os de 2011", lembrou.
O México se tornará a partir da próxima sexta-feira o primeiro país a organizar três Pan-Americanos, depois de sediar os certames de 1955 e 1975, na capital do país.
"Temos fé nisso (organizar o melhor Pan da história). Há quatro anos, o Rio de Janeiro teve os melhores Jogos, e esperamos tomar esse título agora. Nosso centro de imprensa é melhor e a Vila dos atletas também, então temos 2 a 0. Além disso, nosso aeroporto é excelente, da mesma forma que os hotéis, a alimentação e o transporte", assegurou.
Garín disse que só no final da competição saberá se Guadalajara organizou o melhor Pan, e desejou que, se isso de fato acontecer, dure apenas até 2015, quando a canadense Toronto receberá os Jogos.
"É a lei da vida, tomara que Toronto faça melhor do que nós", assinalou.
Para ser sede do certame continental, Guadalajara construiu 22 instalações, por onde passarão 6.003 atletas entre 14 e 31 de outubro.
Com informações da Efe