Orlando Silva: Copa e Olimpíada darão largada para novas vitórias
A partir desta semana 522 atletas estão em Guadalajara, no México, representando o Brasil nos Jogos Panamericanos 2011. No ano que vem, vamos participar dos Jogos Olímpicos de Londres. Depois, em casa, disputaremos a Copa das Confederações da Fifa /2013, a Copa do Mundo da Fifa/2014 e a Olimpíada Rio/2016.
Por Orlando Silva*
Publicado 14/10/2011 15:51
O esporte brasileiro evolui bem em todos os níveis. No futebol, somos os maiores campeões. Das oito edições da Copa das Confederações da Fifa, ganhamos três. Na Copa do Mundo, o Brasil é pentacampeão. Nos Jogos Olímpicos e Panamericanos também conquistamos vitórias importantes.
Das Olimpíadas de Sidney, em 2000, trouxemos 12 medalhas (seis de prata, seis de bronze). Quatro anos depois, na Grécia, melhoramos nossa classificação com cinco ouros e 10 medalhas no total. Em Pequim, nossos atletas subiram 15 vezes ao pódio e ganharam três medalhas de bronze.
No Pan de 1999, os brasileiros subiram 101 vezes ao pódio, 25 delas para receber medalhas de ouro. Em 2003, nossa delegação teve 123 premiados, 29 deles com o ouro. E no Rio, em 2007, os brasileiros ganharam 157 medalhas, 52 delas de ouro.
O talento e o esforço de atletas e seus treinadores são os principais ingredientes dessa evolução. Mas o governo federal, de uns tempos para cá, tem participação mais efetiva no processo. Instituímos o Bolsa-Atleta, maior programa mundial de incentivo direto: uma remuneração mensal, depositada diretamente na conta do beneficiário, na Caixa Econômica Federal, garante as condições para que os jovens se dediquem exclusivamente aos treinamentos.
* Orlando Silva é ministro do Esporte