Sem categoria

Fundação Palmares promove exposição de arte africana

A mostra Expressões Africanas, organizada pela Fundação Cultural Palmares, expõe ao púbico 70 peças, entre artefatos, quadros, móveis e esculturas do acervo de 15 embaixadas do Continente Africano no Brasil. A exposição, em comemoração ao Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, segue até o dia 20 no Salão Branco do Congresso Nacional, em Brasília.

Presidente da Fundação Palmares, Heloi Ferreira de Araújo, e o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Victor Ortiz, na abertura da Exposição Expressões Africanas / Foto: Agência Brasil

Para Eloi Araujo, presidente da Fundação Palmares, a exposição é uma singela demonstração da riqueza da contribuição do continente africano para a cultura do mundo. “É uma arte que deve ser valorizada por toda a dimensão cultural que nos instiga e confirma com toda a sua criatividade. Ela é absolutamente fantástica”, afirma.

Com curadoria de Nelson Inocencio, professor do Instituto de Artes e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade de Brasília (UnB), a mostra pretende revelar que a África não é uma referência somente para os africanos.

“Divulgar a África é promover a pluralidade, a diversidade e a importância da diáspora africana, que tanto contribuiu para a formação da identidade de vários países”, diz o curador.

A arte africana reproduz os usos e costumes dos povos africanos. Nas pinturas, como nas esculturas, a caracterização da figura humana mostra uma preocupação com os valores morais e religiosos. A escultura, forma de arte muito usada pelos artistas africanos, utiliza-se de ouro, bronze e marfim como matérias primas.

As máscaras são as mais conhecidas da plástica africana e constituem uma síntese dos vários elementos simbólicos. São confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira.

“Existe uma ideia de que a arte africana é uma arte primitiva. Nosso propósito é defender um outro olhar, proporcionar uma perspectiva didática e educativa com suas características e referências estéticas”, diz o curador.

Serviço

O quê: Exposição Expressões Africanas
Onde: Salão Branco do Congresso Nacional
Quando: de 13 a 20 de outubro
Visitação: A partir do dia 14/10 (segunda a sexta-feira, das 9h às 19h /sábados e domingos, das 9h30 às 17h30. Entrada franca)