Crateús: Feira de negócios gera oportunidades e desenvolvimento

Com 82 estades, um público estimado em 18 mil pessoas e a previsão de movimentar R$ 180.000,00 em negócios, acontece de 13 a 15 deste mês, na Praça Gentil Cardoso, no município de Crateús, a Fenecrat 2011 – Feira de Negócios da Região de Crateús.

Promovida pelo Sebrae Ceará em parceria com a Prefeitura Municipal de Crateús e Banco do Nordeste do Brasil, a Fenecrat tem o objetivo de valorizar e promover as micro e pequenas empresas dos Sertões de Crateús e Inhamuns, abrindo novos canais de comercialização e incrementando as suas carteiras de clientes, o que contribui para o desenvolvimento da Região.

Realizada pela primeira vez em 1989, a Fenecrat nasceu de uma iniciativa do Sebrae Ceará, que procurava divulgar o potencial empreendedor da Região e, ao mesmo tempo, prospectar novos mercados para as micro e pequenas empresas dos municípios atendidos pelo Escritório Regional, que tinham a economia historicamente focada na agricultura de subsistência.

Assim, há 23 anos, a Fenacrat vem ajudando a criar uma interdependência entre agricultura, indústria e comércio o que, ao longo dos anos, tem contribuído para o crescimento sustentável dos empreendedores e futuros empreendedores da Região.

Organizada pelo Escritório Regional do Sebrae Ceará nos Sertões de Crateús, que atende a 16 municípios, a feira funciona como uma eficiente vitrine da produção regional, não só junto a possíveis compradores, atraindo investimentos, gerando emprego e renda. A feira contribui, também para melhorar a auto-estima da própria população, que passa a conhecer o que é produzido na sua terra e pela sua gente.

Nesta vigésima quarta edição, a Fenecrat vem com muitas novidades ligadas á Inovação, como o Espaço da Beleza, onde os profissionais de salões locais vão ter contato direto com fornecedores de equipamentos, mobiliários, cosméticos e com os lançamentos ligados ao setor.

Outra atração da Fenecrat 2011 será a Casa do Artesanato, um espaço montado especialmente para a exposição e comercialização dos produtos artesanais da Região. Na área da responsabilidade social, o Sebrae irá atuar com um Programa de Gerenciamento de Resíduos – PGR que vai garantir as melhores práticas na gestão de resíduos sólidos gerados durante o evento através de um programa que deve passar a ser referência nos futuros eventos, e um exemplo a ser seguido pelo demais regionais do Sebrae Ceará.

Fonte: Prefeitura de Crateús